25.11.05

Danças Ocultas

Esta noite, no Aveirense, uma noite especial para ouvir mais tarde. Será a primeira vez que vou participar num disco ao vivo !

Parvoíces


É uma autêntica febre. A publicidade aguçou o apetite e não foi preciso mais. Também não quis ser parvo e fui lá esta sexta-feira entre dois trabalhos. Logo no primeiro dia, quinta-feira passada, o Media Markt de Aveiro tinha gente à porta, apressou-se a comentar um funcionário vendo-me com ar incrédulo. A meio da tarde, o enorme armazém estava cheio de gente de olho em bico nas televisões, máquina de lavar e portáteis a monte. Corre o boato que os preços são imbatíveis e que vão rebentar com o mercado, mas ainda não deu para confirmar.
Comprei o CD "The Outernational Sound" dos Thievery Corporation por 14 euros e uns cêntimos (para matar o vício...), trouxe panfletos dos produtos do dia e fugi da confusão.
Nem de propósito, à saída do centro comercial Carrefour uma carrinha com promoção da Rádio Popular bloqueou-me o carro como se fosse a retaliar ter sido tentado pela nova concorrência e obrigou-me a ler e ouvir "Caro é só para quem quer !". Anda tudo doido.

24.11.05

Empreendedorismo

“FoodMetric” soma e segue. Parabéns!

Candidaturas e sondagens

A propósito de um comentário anterior, em que colocava reservas às hipóteses da Esquerda impedir a vitória de Cavaco Silva logo à primeira volta nas presidenciais, devido à apresentação de várias candidaturas, um comunista local com responsabilidades no partido garantiu-me que é, justamente, a única forma de segurar eleitorado que, eventualmente, não votaria.
Continuo a achar que as divisões à Esquerda são uma preciosa ajuda para o antigo Primeiro-Ministro chegar a Belém já a 22 de Janeiro.
E, volto a dizer, até haverá quem à esquerda não se importe muito com isso, por razões de calculismo político, partidário e governamental.
Entretanto, hoje foi dia de sondagens na imprensa escrita e falada. Fiquei baralhado com o que li e ouvi. Por isso, pode explicar-me melhor, como se fosse muito burro!.

Músicos (as) dos "Sons em Trânsito"

Crónicas da Terra coloca músicos (as) do festival "Sons em Trânsito" em podcast.

Trabalho valioso

Os "maluquinhos" que passam a vida de olhos postos nos pássaros merecem de todos nós mais respeito. Trabalho paciente de observação ao longo de muitos anos é hoje muito valioso quando enfrentamos ameaças como a gripe das aves.

23.11.05

Rádio fora do FM (III)

Coimbra tem mais encanto. As ondas da RUC chegam-nos à boleia da net. Ouve-se por lá a imperdível Íntima Fracção e, da nova vaga, o Vidro Azul.

Links de blogues

Tenho verificado a existência de blogues que colocam link aqui para o Já Agora.
Gostaria de retribuir. Por uma questão de organização, faço-o através do directório Aveiro na Web, que tem uma secção para blogues regionais. Portanto, quem pretender ser indexado a esta comunidade aveirense virtual é favor comunicar. Obrigado!.

22.11.05

'Lei da rolha'

A nova Câmara anda a deixar a imprensa escrita e falada com os 'nervos em franja' por causa da 'lei da rolha'.
Presidente e vereadores, para já, só comunicam institucionalmente. Isto é, por comunicado com versões e fotos oficiais.
Ou então, com esclarecimentos, sem direito a perguntas, nas reuniões públicas.
Na Assembleia Municipal de segunda-feira, o presidente, Élio Maia, saiu a meio para outros afazeres e recambiou os jornalistas para Miguel Capão Filipe que por sua vez indicou Jorge Greno que a custo disse muito pouco.
O presidente já confessou que pretende algum tempo de tranquilidade mediática que diz ser necessário para 'arrumar a casa'. Ficamos à espera.

Aterro sem resíduos industriais banais

O aterro sanitário de Aveiro já não está a receber resíduos industriais banais.
Resta saber se esta medida vai dar à estrutura, que deveria ser selada definitivamente até 2007, mais algum tempo de vida útil.

Deputados nas empresas municipais

Dois deputados municipais de Aveiro pediram a suspensão de mandato para exercer funções em empresas municipais. Candidataram-se na lista da coligação mas decidiram aceitar os convites para outros cargos.
João Pedro Dias, do CDS, foi nomeado para a empresa do Estádio Municipal, onde é vogal da administração.
E Gilberto Ferreira, do PSD, está em funções na Parque Desportivo de Aveiro.
Se o social democrata optou por suspender o mandato por meio ano, João Pedro Dias decidiu apenas pedir 30 dias de suspensão das funções no parlamento aveirense.
Deixam, assim, aberta a porta para regressar, aproveitando essa possibilidade legal. João Pedro Dias parece menos certo do que o espera na EMA, por apenas solicitar um mês de suspensão de mandato.
Paula Barros, do Bloco de Esquerda, que não tinha a confiança do partido para exercer o cargo, também pediu a suspensão do mandato, mas por 60 dias, dando lugar a Arsélio Martins.

21.11.05

Presidenciais

O PS, o Bloco e o PCP querem mesmo que Cavaco Silva não seja o próximo Presidente da República ? Tenho sérias dúvidas.
Francisco Louça, em Águeda, ontem à noite, lançou a primeira escada a outros sectores à esquerda.
Disse que terá “satisfação em colaborar”, sentindo existir “uma fraternidade grande” que “apesar das diferenças” quer assumir “o grande combate pela modernização do País, por criar alternativas à ideia a que tudo tem de ser igual”. Será um primeiro sinal de entendimento ? Temos de esperar pelos próximos episódios da campanha. Depois dos debates nas televisões, talvez.

20.11.05

Reserva Natural de S. Jacinto


A Reserva Natural de S. Jacinto é um paraíso para a avifauna, com relevo para as aves aquáticas migradoras.
Apesar do esforço dos técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e de muitos outros que por ali fazem importante trabalho de campo, não é possível esconder o desinvestimento na manutenção daquele valioso património natural.
Requisitar um simples tractor para limpeza da mata pode revelar-se uma tarefa complicada. E se são urgentes trabalhos de desbaste num pinhal centenário ameaçado pelas acácias e outros males.
O grande incêndio que há alguns anos destruiu parte da reserva deixou marcas ainda hoje visíveis, já que não foi feita nova plantação como deveria.
Dizem-nos que estas pequenas grandes carências poderiam ser resolvidas mais facilmente se houvesse maior pressão das forças vivas da região (autarquias, ambientalistas, etc.) em defesa da sua reserva natural. De que esperam afinal ?