6.1.07

Beira-Mar - parcerias

Ponto prévio: nada contra parcerias, alianças, consórcios, agrupamentos de empresas com interesses comuns, SAD's e afins. Mesmo no futebol profissional. Um negócio global que implica uma gestão muito diferente do que acontecia no passado.
Os problemas são outros. A má imagem deixada pelo acordo com os ingleses da Stellar obrigará a direcção a muito cuidado se quiser estabelecer algo idêntico com outra entidade do género ou semelhante.
Outra questão: será este o momento oportuno para formalizar contratos desta natureza ? O que estará a pressionar tanto a direcção a gastar energias e assumir compromissos a meio do campeonato ?
Ainda para mais, quando a concentração deveria ser total e absolutamente virada para os elementos do actual grupo de trabalho, e dos futuros reforços, que são, afinal, os únicos que podem salvar o clube dentro do campo.
Será que a direcção deixou-se iludir pela hipótese de um investidor fazer entrar dinheiro fresco para aliviar a bolsa de quem "está atravessado", como diz o presidente Artur Filipe?
O que leva um empresário espanhol a ter interesse pelo último classificado da Liga portuguesa?
Será este o passo para o aparecimento de uma SAD para o futebol profissional, clarificando as posições e interesses de quem queira investir?
Está-se mesmo a ver que não vão faltar motivos de interesse no futebol profissional do Beira-Mar nos próximos tempos e não apenas por razões desportivas.

5.1.07

Elvis & Chet

Arouca

É louvável o esforço para requalificar e valorizar o imponente Mosteiro de Arouca. Também não parece ser uma ameaça para o monumento reconvertar uma das alas para alojamento.
Agora a opção já assumida por instalar uma "hospedaria de luxo" pode não servir, de todo, as necessidades da Vila.
O concelho é procurado, em grande medida, por visitantes, sobretudo jovens, que gostam de caminhadas pelas serras ou procuram as emoções dos rápidos do Paiva. E muitos poucos terão 'bolsa' para pernoitar com luxos. Portanto, não será este tipo de alojamento que vai dar resposta à procura actual.
A ministra da Cultura passou hoje por Arouca onde assistiu à assinatura de um protocolo entre a Câmara e o IPPAR que era negociado há muito para a intervenção no Mosteiro e outras acções que vão tornar a Vila serrana um dos principais pólos do turismo cultural do Norte do País.
Isabel Pires de Lima foi levada numa visita guiada pelo convento, viu muitas das peças da valiosa colecção de arte sacra, maravilhou-se com a Igreja.
Uma jornada que deixou muito por ver. Arouca merece sempre um regresso.

3.1.07

Ilusões

O presidente da Câmara de Aveiro começa a perder algumas ilusões que trazia quando chegou. O que não é nenhuma anormalidade. A vida é feita assim, também.
O bicudo caso do Beira-Mar é uma delas. Se no início o autarca, já a par das dificuldades, ainda dava algumas esperanças ao clube em satisfazer os compromissos, agora está mais para denunciar o acordo do que outra coisa. Já agora, esta polémica, como é do conhecimento geral, tem barbas. Vale a pena escutar os registos dos protagonistas desta novela na primeira pessoa.

Triste América

Lessons From a Soldier to His Son (ver aqui). Via Ponto Media.