19.5.06

Centenário do Sporting

Fotos muito interessantes podem ser vistas na exposição alusiva ao centenário do Sporting que está patente no Fórum de Aveiro por estes dias.
A inauguração contou, entre outros, com Rogério de Brito, administrador da SAD, e o antigo atleta Fernando Mamede. Tinha uma imagem diferente do antigo recordista mundial dos 10 mil metros, por força daquelas fases da sua carreira em que a cabeça bloqueava as pernas e fraquejou em momentos decisivos. Afinal, é bem mais expansivo do que pensava. E até gracejou com os equipamentos da altura em que corria ao lado de Carlos Lopes.
Da abertura da exposição, só foi estranho ver tão escassa presença de 'leões'. Para além da comitiva do clube, eram meia dúzia de adeptos.

18.5.06

Ovarense Aerosoles


A Ovarense sagrou-se esta noite campeã nacional de basquetebol ao obter a terceira vitória frente ao Ginásio na final dos play off. O treinador Henrique Vieira conseguiu, finalmente, o título que há tanto perseguia.
Os vareiros atingem mais um sucesso desportivo que reflecte o elevado profissionalismo de um dos principais clubes portugueses nesta modalidade.
A equipa da Figueira da Foz, apesar de derrotada, teve uma participação de grande mérito na prova.

17.5.06

Arte Nova


Apesar de ter reservado para o presidente da Câmara, no Dia da Cidade, o anúncio da vinda para Aveiro de uma colecção de arte contemporânea, o vereador Capão Filipe continua a somar pontos na maioria PSD-CDS.
O pelouro da cultura deu mais força ao muito válido trabalho dos serviços internos sobre a Arte Nova e promoveu a criação de uma rede nacional.
Nos últimos anos foi possível salvar imóveis emblemáticos da cidade, como a antiga capitania, a casa Major Pessoa e a antiga residência de Silva Rocha.
Importa não esquecer que também foram cometidos alguns atentados. Só para citar os mais recentes, tirou-se 'a alma' a um edifício (casa Severim Duarte) e reduziu-se a pó outro (taberna de Sá).
Aveiro não pode correr o risco de perder mais exemplares que fazem parte da sua memória colectiva.
[foto: Casa do Rossio, Aveiro]

16.5.06

Desporto profissional

O desporto profissional em Aveiro a está mexer.
O andebol de alta competição do São Bernardo procura novo rumo e já parece ter um parceiro interessado em apoiar.
O Aveiro Basket pode vir a ter outros donos e encetar mais uma tentativa de viabilidade económica e desportiva.
O futebol sénior do Beira-Mar tem ficado à margem das SAD's, até ver. Mas já é uma estrutura altamente profissionalizada.
Não há que recear. O desporto profissional é hoje dia um negócio. É certo que na maioria dos casos com prejuízo.
No entanto, os casos do São Bernardo, do Aveiro Basket e do próprio Beira-Mar mostram que há investidores interessados em assumir riscos.

Aveiro / Ílhavo

As rivalidades entre Aveiro e Ílhavo são históricas.
Mas no último mandato autárquico, dentro da esfera política, chegaram a um ponto extremo por opções de gestão contrárias ou, simplesmente, de incompatibilidade de feitio dos respectivos presidentes.
A eleição de Élio Maia desanuviou o ambiente e a proximidade partidária ajudará a restabelecer o relacionamento institucional. Agora já se fala em colaboração.
Há quem defenda muito mais do que meros projectos comuns entre Aveiro e Ílhavo, talvez um grande concelho ribeirinho. A ideia faz lembrar a ambição de Luís Filipe Menezes de unir Gaia ao Porto.