7.4.06

Artesanato


A associação de artesãos A Barrica terá muito a ganhar se conseguir concretizar um interessante projecto que apresentou ao IEFP.
A candidatura prevê iniciativas simples mas que poderão revelar-se importantes para ajudar a viabilizar uma actividade que enfrenta sempre muitas dificuldades no que diz respeito a comercialização.
Vender é a melhor forma de garantir o trabalho artesanal nas mais diversas artes e ofícios.

5.4.06

Ministro da Justiça

O ministro Alberto Costa subiu na minha consideração. No périplo que dedicou ao distrito de Aveiro, não foi a tribunais exemplares nem a serviços com boa fama de atendimento. Esteve no Tribunal de Águeda, um dos mais "entupidos" da região e passou pela Conservatória do Registo Predial e Comercial de Aveiro que tantas dores de cabeça dá a quem lá passa. Embora agora aparente melhorias evidentes no atendimento, sobretudo na parte predial. Foi também ao antigo colégio Alberto Souto, actual Centro Educativo, onde há muitas dificuldades para garantir condições aceitáveis de acompanhamento dos jovens que ali passam os dias à guarda do Instituto de Reinserção Social.
O ministro nunca se furtou às perguntas dos jornalistas, mesmo as mais incómodas suscitadas por acontecimentos em torno da PJ e da imposição da 'lei da rolha' a funcionários judiciais.
Só borrou a pintura ao apresentar com pompa e circunstância na Universidade de Aveiro o apelidado "novo" modelo de gestão financeira dos tribunais que já tinha sido anunciado há meses...
Uma tentativa de 'baralhar e voltar a dar' que manifestamente era escusada.
Para Aveiro deixou ainda o compromisso de instalar até ao final do ano o juízo do Tribunal Tributário. O 'doce' sabe a pouco mas sempre é melhor que nada.

4.4.06

Maus exemplos

O Programa Nacional de Juventude organiza hoje em Aveiro um colóquio sobre "Criação e Inovação". A lista de participantes vale bem a pena passar pelo auditório da reitoria da Universidade de Aveiro.
A cerimónia de abertura é que não foi um bom exemplo para os muitos jovens presentes.
As individualidades demoraram-se na sala dos "convidados" e sessão de abertura começou com um atraso de três quartos de hora.
Não foi preciso tanto para as palavras de circunstância. E depois a comitiva lá voltou à sala "vip" para mais cafezinho e bolinhos.
Para os jornalistas, imponha-se ouvir o secretário de Estado da Juventude e Desporto mas sobre a controvérsia da pista de remo. O assessor de imprensa de Laurentino Dias sabia disso só que atreveu-se a meter "uma cunha" para o governante ser entrevistado também sobre Programa Nacional da Juventude. OK, estava a fazer o seu papel.
Antes, Élio Maia evitou abordar as incertezas em torno do financiamento da pista mas incentivou os elementos da comunicação social para "apertarem" o secretário de Estado.
Era evidente que os jornalistas estavam ali para questionar Laurentino Dias sobre a pista, mas meramente por interesse jornalístico e não com outros fins, por mais louváveis que sejam.
É essa a nossa função.

2.4.06

Beira-Mar

O Beira-Mar quebrou a 'malapata' frente ao Chaves.
A equipa de Aveiro não deu facilidades ao adversário e marcou dois golos de 'raiva'.
Depois de uma série longa de empates, o Beira-Mar mostrou estofo de campeão. A próxima final é já domingo.