28.4.06

Bairrada


O coração da Bairrada já tem quase tudo o que é necessário para ser um dos principais destinos turísticos do País.
Só que o leitão assado, o vinho espumante, as termas e o golfe podem não bastar para alcançar a afirmação desejada.
É preciso travar a descaracterização urbana, preservar o património natural e histórico e criar novas ofertas culturais.
E não se tem visto um esforço a estes níveis, pelo contrário.
Assim, a Bairrada continuará a ser apenas um ponto de passagem.
[foto: adega Campolargo, Anadia]

27.4.06

Câmara

A maioria camarária em Aveiro começa a tomar decisões. E a assumir o caminho que pretende trilhar. É um bom sinal. Por um lado, retoma um projecto no âmbito do Polis que é do manifesto interesse vingar. Mais questionável será pedir a auditoria externa quando a Inspecção-Geral das Finanças anda por cá. Nesta decisão pesaram mais motivos políticos e partidários. Vejamos que surpresas os auditores nos vão reservar.

25.4.06

Abril


Abril é do povo.
Em Ovar, comemora-se a Revolução dos Cravos com o lançamento de habitação social. Em Estarreja, a autarquia organiza uma caminhada e concertos de música. No concelho de Albergaria-A-Velha, a Assembleia Municipal entende assinalar o 32º aniversário do movimento dos capitães com uma sessão solene. Assim como em Águeda, que tem muitas actividades culturais ao longo do dia.
Aveiro, que Jorge Sampaio apelidou de "Pátria da Liberdade", fica, mais uma vez, envergonhadamente à margem. É estranho.
[foto: postal de Vieira da Silva]

24.4.06

Câmara / Beira-Mar

Formalmente, a Câmara não se fez representar no jogo de domingo passado entre o Beira-Mar e o Olhanense.
Tudo indica que foi uma posição assumida previamente, depois das críticas que o presidente do clube dirigiu à Câmara em geral e ao vereador das Finanças em particular.
E poderá não haver reconciliação a tempo da festa oficial, marcada para o próximo domingo, também em Aveiro.
Dois vereadores, ambos do CDS/PP, acabaram, no entanto, por estar no momento da subida à primeira Liga do Beira-Mar. Miguel Capão Filipe enquanto dirigente do clube e Jorge Greno nas funções de presidente da administração da EMA, a empresa do estádio.
O presidente Élio Maia e os vereadores Carlos Santos e Pedro Ferreira (ambos do PSD) viram a bola, talvez, pela televisão.
O assunto passou ao lado da reunião pública da Câmara de Aveiro. O PS entendeu não abordar a controvérsia, o que poderá reflectir já uma abordagem diferente do que tem sido a oposição nos últimos meses, por força da entrada em funções da nova concelhia.
E não seria a coligação a levantar ondas por causa do relacionamento Beira-Mar / Câmara que pode ter deixado algumas marcas.
Os vereadores do CDS/PP bem tentaram espalhar sorrisos e graças, como que querendo animar o ambiente com restos da boa disposição do dia anterior, mas não contagiaram os restantes parceiros em dia bem mais reservado.

23.4.06

Beira-Mar de primeira


A duas jornadas do fim do campeonato da Liga de Honra o Beira-Mar atingiu o objectivo principal da época. O regresso à Liga principal era vital para o futuro do clube. A direcção venceu a aposta depois de um grande esforço financeiro.
Em termos desportivos, está a ser uma época de excepção, pela positiva. O Beira-Mar teve uma grande regularidade e foi melhor que todas as outras equipas. É certo que, não fossem alguns resultados menos satisfatórios, poderia ter sido uma 'colheita' verdadeiramente histórica.
Na próxima época, haverá, certamente, menos ocasiões para festejar vitórias. E já será muito bom fugir aos lugares de despromoção para estabilizar.
Como não há bela sem senão, os festejos da subida acabaram por ter alguns travos amargos, com o vice-presidente José Cachide a causar a grande surpresa da tarde quando anunciou que pretende afastar-se da direcção invocando motivos profissionais. Resta saber se será apenas isso e não discordâncias no seio da direcção.
A ausência, confirmada, do presidente da Câmara, Élio Maia, também mostrou que o relacionamento com o clube está tremido por causa, mais uma vez, dos dinheiros da exploração do estádio que motivaram duras críticas do líder do Beira-Mar ao vereador das Finanças, eleito na coligação pelo PSD.
Outros VIPS fizeram questão de participar na festa. Foi o caso de Paulo Portas, deputado do CDS/PP e ex-líder do partido. E de Alberto Souto, antigo presidente da Câmara.