23.12.05

Natal

Depois de toda a azáfama natalícia em que nos envolvemos quase sem querer, o que fica ?
Amizade no seu estado mais puro.
Uma ou outra prenda que nos faz sorrir.
Três gerações em algazarra familiar.
Instantâneos felizes.
É esse o espírito.
Bom Natal!

22.12.05

Euro 2004

O Euro 2004 de futebol foi das maiores explosões de alegria deste cantinho à beira mar plantado.
Só é pena ter saído bem mais caro do que era previsto, como apurou o Tribunal de Contas.
E já agora, se procurar bem entre os muitos milhões pode descobrir quanto custou o bloqueio ao estádio de Aveiro.

20.12.05

As faltas de Élio Maia

Além de inéditas, as faltas de Élio Maia começam a ser estranhas ! Não terá defesa possível, a não ser uma agenda de assuntos imperiosos em catadupa que seria aconselhável, do ponto de vista político, divulgar quanto antes.
O PS criticou hoje a ausência do presidente da Câmara na reunião semanal privada realizada na segunda-feira passada. Élio Maia já tinha faltado na sessão extraordinária de 14 de Dezembro, quando foi aprovado o plano e orçamento para 2006. Consideraram ainda “grave” que o presidente da autarquia não tenha estado presente na recente tomada de posse da reitora da Universidade de Aveiro, Helena Nazaré.

Rota da Luz

Pelo desfecho eleitoral na Rota da Luz, o PS e o CDS de Aveiro repetiram o entendimento informal que já garantira as sucessivas reeleições de Encarnação Dias.
O ex-presidente, próximo do CDS, teve na sua equipa sempre pessoas afectas ao PS (Marques Neno e Amélia Brito).
Agora a história repetiu-se com nuances. Pedro Silva, eventualmente com a benção do presidente cessante, conseguiu envolver na sua lista figuras ligadas ao CDS, caso do ex-vereador Vitor Silva, reformado da Direcção Geral de Viação e empresário com interesses vários. E somou mais votos.
Pedro Silva, tudo indica, vai concentrar-se nas novas funções e deixar vago o lugar no executivo onde a lista do PS já chega aos suplentes depois de tantas saídas e abandonos.
Não se trata de uma disputa claramente partidária, mas de qualquer modo o PSD saiu a perder tanto mais que não terá havido diálogo suficiente entre candidatos daquela área política para chegar à presidência. Fica a sensação que o teriam conseguido com algumas pontes de entendimento.
Ribau Esteves é um dos que estará atento à gestão da Rota da Luz pelo que já disse e repetiu depois na reunião de Câmara em Ílhavo de forma mais concreta, ao pôr em causa os salários pagos na comissão executiva.

19.12.05

Patrão e provedor

Surrealista, no mínimo, esta acumulação de funções!
"O Grupo AENOR criou recentemente a figura do Provedor do Cliente, cargo esse que será assumido pelo Presidente do Conselho de Administração, Luís Parreirão. A instituição desta figura tem como objectivo gerar uma verdadeira interacção com os clientes, oferecendo-lhes um serviço de alta qualidade e eficácia.
O grupo AENOR é o segundo maior concessionário rodoviário nacional e tem como objectivo liderar o mercado pela eficiência do seu desempenho e pela qualidade e satisfação do serviço prestado aos seus clientes".

GAMA e AMRIA

A Junta Metropolitana de Aveiro já pondera alternativas ao nado-morto que é a Grande Área Metropolitana de Aveiro (GAMA). Não valerá arrastar muito um modelo renegado pelo Governo PS. Não se compreende, de resto, que os socialistas demorem tanto a resolver este imbróglio.
O futuro da Associação dos Municípios da Ria está dependente do avanço ou recuo da GAMA. O autarca social democrata Ribau Esteves foi hoje reeeleito para a presidência dos dois organismos intermunicipais.
A Câmara de Aveiro, que fazia parte do anterior conselho de administração, passa a presidir à mesa da Assembleia Intermunicipal.
À primeira vista, considero que será uma despromoção para o concelho / cidade / capital de distrito.
E vai contra tantas declarações ouvidas de elementos da coligação PSD-CDS/PP que gere a Câmara, com particular evidência do vereador Miguel Capáo Filipe, que defendem sempre uma cidade líder regional.