29.6.07

Igreja Santo António

Não fossem algumas boas vontades e o património de Aveiro estaria mais pobre ler mais).

Apelo (a actualizar)

Substituições

A meio do campeonato, a maioria PSD/CDS-PP faz a primeira substituição. Forçada por motivos pessoais do vereador Jorge Greno, jura o presidente da Câmara, que se prendem com as suas actividades profissionais.
O certo é que a mexida leva à saída de um dos esteios técnicos da coligação e vai ter implicações a vários níveis, numa altura crítica da acção municipal.
Desde logo, no funcionamento da maioria que terá de se habituar a novas rotinas com um elemento que entra.
Depois, política e partidariamente, o senhor que se segue, Caetano Alves, suscita desconfianças do lado do PSD.
O empresário e presidente adjunto do Beira-Mar tem uma visão pragmática, está habituado a liderar, gosta de ter visibilidade e não parece que tenha capacidade de 'encaixe' para se limitar a gestão corrente como poderá vir a ser 'obrigado' pelas circunstâncias.
Não vai ser fácil a vida do presidente da Câmara.
O CDS-PP faz tudo para não perder influência na coligação mas nota-se um ascendente do parceiro, ganhando espaço que pode ser determinante para alcançar o sonho de presidir à Câmara livre de 'bengalas' partidárias.
A tomada de posse da nova concelhia social democrata, apesar do reconhecimento do papel do CDS-PP na viragem de poder, deixou no ar essa ambição.

26.6.07

Expectativas

Gerir expectactivas à distância é tarefa, manifestamente, bem mais fácil do que liderar a Câmara.
Ainda que praticamente limitada a gestão corrente, por força de várias circunstâncias. Desde logo, uma herança pesada (argumento que ainda vai continuar a render no combate político) mas também alguma falta de capacidade de reacção no momento certo.
O mandato autárquico, em Aveiro não vai andar muito longe disto até às eleições, que começam a dominar os pensamentos de muitos.

25.6.07

Imobiliário

O mercado imobiliário em Aveiro começa a dar sinais estranhos. A zona do antigo matadouro não terá potencial, sabendo-se que será para construção a médio prazo ? O preço é elevado para arriscar ofertas na hasta pública ? O mercado estará de momento com oferta suficiente para a procura. Ou ficará mais em conta por via da chamada negociação particular?
Há pouco tempo, os investidores deixaram também deserta a hasta pública da antiga sede da EPA levada à praça pelo Estado.
O PP do Centro é outra zona que se vende com dificuldade neste tipo de leilões.