14.12.06

Prendinhas II

Música clássica para descarregar livre e legalmente aqui e aqui (via) .

Revelação

A próxima Assembleia Municipal promete muitas dores de cabeça, e até já há quem esteja a afiar as facas, mas Pedro Ferreira, o jovem vereador a quem deram pelouros tão diferentes como a educação, a MoveAveiro e as finanças (só por si, uma grande carga de trabalhos), termina o ano em melhor forma que os seus pares de executivo, alguns até com tarefas, à primeira vista, mais leves.
Deu a volta à Carta Educativa e apresentou as GOP que continuam muito condicionadas pela falta de fundos da tesouraria municipal. Podia receber o prémio autarca revelação de 2006 em Aveiro.
Depois de um início de mandato muito complicado, devido à herança e até inexperiência, parece estar em melhores condições de enfrentar a oposição que não deixará de atirar com algumas incoerências, sobretudo da política orçamental da maioria PSD-CDS, e promessas de soluções que parecem um tanto ou quanto demasiado optimistas num quadro geral económico que é manifestamente ainda muito cinzento.

13.12.06

Vizinho

É o mais recente inquilino do prédio ao lado. Chega pela noitinha e sai ao raiar da manhã. Não é daqueles vizinhos chatos.
A verdade é que não se deixa ver. Envergonhadamente, vira o rosto para a parede.
Abrigado do relento, repousa o corpo em cima de cartões usados como cama improvisada que, há alguns dias, faz e desfaz com raro zelo.
O vulto debaixo dos cobertores já deixou de assustar quem passa.
E entre vizinhos, como se sabe, até é normal não se falar muito.
Como ele, encontramos pela cidade alguns (felizmente poucos) homens e mulheres sem abrigo.
Numa perspectiva simplista, não faz sentido que tal aconteça. Aveiro tem um movimento social forte que até já dá respostas a este nível, providenciando tecto, apesar das muitas solicitações para tão escassos meios. Mas talvez seja necessário fazer algo mais, ir às ruas e evitar que o frio da noite esmoreça ainda mais o sentido da vida desta gente como nós.

12.12.06

Prendinhas I

Para ir adiantando serviço, vou começar a distribuir algumas prendinhas "Já Agora" aos prezados leitores. A primeira é um magnífico serviço podcast da Magnum Photos.

Artes

Vender é uma arte e não está ao alcance de todos. Um talento que parece escapar aos artesãos , gente mais à vontade a moldar barro, esculpir pedra ou construir miniaturas. A Rota da Luz vai dar uma ajuda que pode ser preciosa.

Blogoesfera

Isto de opinar em blogs tem o seu preço que muitos preferem não pagar, escrevendo enquanto anónimos ou assinando com pseudónimo, alguns até muito divertidos. Nada contra.
Aqui optou-se por assinar e assumir para agir em coerência.
Faço-o livre e responsavelmente , ainda que com naturais erros ao longo deste mais de um ano a postar.
O que é curioso é que um autarca ilustre do concelho de Aveiro que nunca me chamou pelo nome próprio, e que acompanho regularmente há muito em tarefas profissionais, se tenha dirigido a mim, de forma simpática, por 'Já Agora'. E duas vezes no mesmo dia. É claro que é bom saber que somos lidos e identificados (principalmente quando não surgem certas más interpretações) mas isto do bloguer ser referenciado com mais facilidade que a pessoa dá que pensar. São coisas da blogoesfera!.

11.12.06

Pontos a favor e contra

A coligação PSD-CDS tem boas expectativas de cumprir uma promessa eleitoral que no caso em apreço toca muito ao presidente. Élio Maia dá como certo a aquisição de um terreno integrante da área do ex-centro de saúde mental e acredita que já convenceu o Governo para a Câmara ficar com as instalações existentes mediante pagamento é claro, mas sem entrar em hasta pública que poderia aumentar o preço.
De resto, esta ponta final do ano vai trazer também a apresentação da Carta Educativa, após a reformulação da proposta herdada do PS. Outro ponto a favor da gestão autárquica, apesar da demora e indefinições ao longo do processo.
Nota-se, contudo, alguma impaciência entre os elementos a tempo inteiro. Talvez porque os últimos dias terão sido de trabalho intenso nas GOP de 2007 e o PS já esteja a antecipar uma vaga de críticas.
Na reunião pública do executivo desta segunda-feira, o vereador Miguel Capão Filipe não ficou agradado com a forma como os munícipes da rua Cabo Luis voltaram a pedir explicações sobre a sinalização colocada pela Câmara. É certo que os moradores em causa não foram propriamente cordiais a falar com o vereador mas já passaram meses sobre as primeiras queixas e o caso tem andado realmente muito devagar.
O próprio presidente da Câmara desculpou-se com a gripe por alguma rispidez na forma como respondeu a uma questão do vereador Marques Pereira (PS).

10.12.06

NG


Tanto por 1 euro.
A National Geographic até podia custar 5 vezes mais.
Uma das melhores revistas que encontramos nos escaparates portugueses, cada vez menos interessantes diga-se.
Imperdível também o site da NG.