12.5.06

Dia da Cidade

A primeira sessão solene do Dia da Cidade da actual maioria camarária só rivalizou em termos de protagonismo mediático com a vinda de António Guterres, então Primeiro-Ministro, aqui há uns anos para a entrega de uma condecoração a D. António Marcelino.
A presença de Gilberto Madaíl entre os medalhados arrastou esta manhã muita comunicação social para uma cerimónia que teve mais alguma pompa do que era habitual.
O coral da Vera Cruz deu-lhe o tom solene.
Élio Maia fez um discurso longo, cheio de referências históricas e simbólicas sobre Aveiro e o aveirismo. Mas ao contrário do que Alberto Souto fazia, deixou de parte alusões ao que tem sido a gestão camarária. Anunciou apenas um protocolo para instalar uma colecção de arte moderna na cidade.

10.5.06

As oportunidades da China

A China é uma ameaça mas também pode ser uma grande oportunidade.
Algumas empresas da região de Aveiro têm estado atentas para aproveitar o potencial daquele enorme mercado.
A Sobrinca (Santa Maria da Feira) foi das primeiras a ir para a China. A experiência não resultou e a fábrica de artigos para criança, entretanto, faliu.
As Caves Arcos do Rei parece que se estão a dar bem. E o grupo M.Rodrigues também acredita que pode ter sucesso. Boa sorte, então!.

9.5.06

Acabou-se a inocência política

Aprovado que foi plano e as contas do ano passado, como observou o deputado municipal do PS Carlos Candal, a maioria de direita já não poderá estar sempre a escusar-se com a herança de Alberto Souto. Também terá de fazer alguma coisa pela vida.
Na verdade, Élio Maia dá sinais de ter tomado, em definitivo, o pulso à Câmara.
Acabou-se a inocência política dos primeiros meses com algumas falhas protocolares e formais pelo meio. Agora é a sério.
O presidente continua a delegar nos vereadores mas assumiu com maior relevo o papel que lhe cabe desempenhar de chefe de banda. E até tem sido duro em algumas referências mais ou menos veladas. Mas ainda sem chegar ao ponto de quase perder as estribeiras, como aconteceu com o seu vice Carlos Santos numa recente Assembleia Municipal quando resolveu responder a reparos da oposição.
Agora até parece que algumas notícias nos meios camarários não surgem por acaso. Por exemplo, quando é necessário tomar decisões que parecem ser contrárias a certas promessas eleitorais anda tudo entretido com uma espécie de Olivença entre Aveiro e Albergaria.
Haverá aqui um dedo da central de informação municipal ?

7.5.06

Ovarense

A Ovarense despediu-se hoje do tormento que viveu na Liga de Honra com uma vitória justa frente ao Beira-Mar (2-1) e dois magníficos golos.
Depois de tantas tristezas, equipa e adeptos viveram, finalmente, uma tarde feliz.
A terra e as gentes de Ovar merecem mais alegrias do que tiveram esta época.
Mas o futuro do futebol profissional no clube é muito incerto.
O clube não estará em causa, se valer o exemplo da equipa de futebol feminino que hoje vendia calendários à entrada do estádio, certamente, para poder jogar à bola.