20.7.06

Energias alternativas

A escalada do preço do petróleo por razões naturais (escassez de recursos) e geopolíticas (conflitos, tensões, etc. ) não deixam outro caminho senão a aposta em força nas energias renováveis.
A Martifer, do vizinho distrito de Viseu, decidiu colocar Aveiro na rota dos seus investimentos. É um caso muito interessante este grupo que começou por montar infra-estruturas metálicas e avançou com uma diversificação para outras áreas estratégicas.
Importante será também a escolha do consórcio liderado pela EDP para mais alguns parques eólicos, já que a A. Silva Matos, de Sever do Vouga, encontra-se associada ao projecto. Outra empresa da região que procura apanhar a onda das energias alternativas.

18.7.06

Aveiro Basket

O futuro da SAD é ainda uma incógnita mas a Câmara ao retirar o Aveiro Basket da Liga afunda o projecto que Alberto Souto um dia resolveu salvar quanto já mostrava fortes debilidades.
Os erros de gestão, a falta de entendimento entre os accionistas clubes, o desinteresse dos privados que estiveram no início e a falta de resultados desportivos nos anos recentes condenaram a SAD que, na teoria, até tinha tudo para vingar. É nisto que os portugueses são muito maus. Não somos dados a aplicar boas ideias.

17.7.06

Jardel III


Ao contrário do que tem sido dito, Jardel tem tudo a provar. Na minha opinião, nem é mau que assim seja. Antes de mais, provar que a cabeça está no sítio para voltar a fazer golos.
Depois de alguns anúncios em falso, apresentou-se em Aveiro.
Apareceu algo ansioso, nervoso até, na conferência de imprensa, mas com uma inesperada humildade. Puxar dos galões também não ajuda agora.
O fair play da imprensa, com alguma brincadeira pelo meio (Jardel mandou para casa um jornalista que comentou não gostar de trabalhar), deixou o brasileiro com espaço livre para ganhar confiança e enfrentar as questões, ainda que sem querer avançar para terreno menos favorável ao seu jogo (o passado desportivo recente).
Mário Jardel tem muitos poucos a torcer por si e terá de enfrentar uma onda quase nacional de chacota.
Fisicamente, o antigo goleador, à primeira vista, não veio assim tão mal.
Está a contar com treino específico ao seu jeito e um esquema táctico que o torne o homem golo da equipa.
Avisado certamente que Inácio não é de dar facilidades e gosta de ter os jogadores na mão, prometeu trabalhar no duro para receber a titularidade.
E se Jardel conseguir cumprir o que prometeu terá direito a muitas mariscadas à borla. Foi esse o prémio que o dono de um restaurante da Costa Nova se prontificou a pagar.
O efeito mediático da contratação está bem patente no Google que faz referência a 137 mil notícias sobre Jardel e Beira-Mar.