11.11.05

Bairrada


O optimismo do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), João Casaleiro, ao vaticinar que a região pode retomar um lugar cimeiro na produção de vinho, não contagiou aí por além aqueles que assistiram, esta sexta-feira, à entrega dos prémios às melhores vinhas. É que a região meteu-se numa encruzilhada e não vê como possa sair dela. Alguns produtores renegaram a marca Bairrada e seguiram o seu próprio caminho. Outros continuam a defender as castas tradicionais, introduzidas que foram algumas alterações recentes nos estatutos da região demarcada. Entretanto, as vendas baixaram e outros vinhos ocuparam o lugar da Bairrada.
Ao concurso das melhores vinhas apresentaram-se muitos dos que continuam com forças para remar contra a maré. Exigente do ponto de vista técnico, o júri também não descurou outros factores. Este ano, foi distinguida em primeiro lugar uma parcela das Caves São Domingos.
A entrega dos prémios teve lugar no magníficio Museu do Vinho, em Anadia. Numa das salas, está patente uma série de caricaturas que faz sorrir quem por ali passa os olhos. Tristezas não pagam dívidas.

10.11.05

EDV Digital

Aveiro foi pioneira no lançamento do programa Cidade Digital que hoje está disseminado por todo o País. Esta quinta-feira fui ao Europarque participar numa workshop a convite do consórcio EDV Digital.
O encontro com elementos ligados à imprensa escrita e falada foi o 33º (?!) e último que os consultores do programa realizaram com representantes de mais diversas instituições dos concelhos do Entre Douro e Vouga para recolher ideias tendo em vista o lançamento de um portal na Internet.
Depois de conhecidos os planos gerais do EDV Digital, os representantes da comunicação social tiveram oportunidade de fazer um exercício sugerindo alguns serviços que poderiam assegurar no portal.
Surgiram ideias interressantes que foram passadas ao papel em termos, necessariamente, genéricos. Não é certo sequer que alguma sugestão venha a ser "agarrada" pelo consórcio.
O Entre Douro e Vouga tem alguns dos maiores orgãos de comunicação social regionais do distrito. No entanto, essa vitalidade, sobretudo na imprensa, não teve, ainda, a devida aposta na Internet. As edições on-line são rudimentares ou apenas o espelho na web da versão em papel, sem aproveitar as potencialidades, por exemplo, do hipertexto e outras ferramentas do ciberjornalismo.
Acho que o consórcio do EDV Digital e a comunicação social só têm a ganhar se colaborarem em projectos de interesse comum.
O portal não deverá ser apenas o repositório de conteúdos dos jornais e rádios, mas dar-lhes valor acrescentado, por exemplo, colocando-os em suportes comuns que podem ser redistribuídos para os utilizadores em plataformas diferentes (e-mail, sms, CD Rom, etc.).
A comunicação social deveria aproveitar, por seu lado, as oportunidades de financiamento que eventualmente surjam para, antes de mais, apetrechar as edições on-line com sistemas de gestão de conteúdos mais adequados. E instalar novas ferramentas informáticas que sejam necessárias para, por exemplo, disponibilizar arquivos (com acesso pago, claro) e outros conteúdos também a cobrar mediante micro-pagamentos.
Todos os projectos deveriam ser desenvolvidos, e apoiados, sempre tendo em mente que é absolutamente vital que à distribuição de conteúdos seja associado um modelo de negócio que permita algum tipo de rentabilidade que não apenas a publicidade.
Se conseguir isso, o EDV Digital poderá ter um papel determinante para fortelecer um sector imprescendível da vida comunitária.

8.11.05

"Bota-abaixo" fez Jaime Silva brilhar

O ministro da Agricultura e Pescas terá tido esta terça-feira, no porto de pesca da Gafanha da Nazaré, o seu melhor dia desde que chegou ao Governo socialista.
Não houve manifestações de agricultores revoltados com a demora na entrega de apoios para compensar os prejuízos da seca ou perguntas delicadas sobre receios em torno da gripe das aves.
Nem mesmo as acusações do armador Silva Vieira de alegados favorecimentos à empresa Miradouro para a construção do "França Morte" chegaram para tirar o brilho ao simbólico "bota-abaixo".
O ministro que fez carreira nos organismos europeus como especialista na Política Agrícola Comum viu agora o seu nome associado ao último grande bacalhoeiro nacional construído de raiz dos próximos (muitos) anos.
Jaime Silva sentou-se por momentos na cadeira de capitão do "França Morte" e terá desejado ao mirar da ponte que a governação fosse sempre assim como as águas calmas da ria naquela manhã.
Ao fim do dia, ainda passou pela SIC Notícias para recolher mais alguns louros da jornada festiva preparada horas antes por Pedro França. Na altura, o armador agradeceu penhoradamente a ajuda do Governo mas já deu o seu compromisso por satisfeito. E avisou que espera igual atitude no que diz respeito à parte governamental em falta, isto é autorização para enviar o "França Morte" rumo à faina.
Pedro França hoje não apareceu como o rosto da contestação do armamento nacional organizado em torno da reivindicativa ADAPI que em 1997 chegou mesmo a bloquear a barra de Lisboa.
Emocionou-se por momentos ao evocar o pai que decidiu homenagear com o nome do "sonho" que o fundador da Miradouro teve nos idos de 1996 e foi agora concretizado quase uma década depois.

Rádio fora do FM (I)

Uma das rádios que ando a ouvir com mais frequência fora do FM. As antenas (agora webizadas) voltam a ser livres ? Foi lá ter a partir das Crónicas da Terra.

SET 2005

As músicas do mundo batem-nos à porta por estes dias. E trazem-nos novas descobertas.
É o caso da Armenian Navy Band. Mas o programa do festival tem muito mais. Excelente!

Academia fora de portas ?

A actual direcção do Beira-Mar quer construir uma academia de formação e um centro de estágio nas matas da Gafanha, no concelho de Ílhavo. Segundo o presidente do clube, Artur Filipe, o local oferece "condições óptimas" para o empreendimento. "É uma zona de pinhal, junto à praia e perto de Aveiro", resumiu.
Ouvido ontem, o dirigente auri-negro considera que "em Aveiro não há nenhum sítio com as mesmas condições", daí a opção pelo concelho vizinho. "O Beira-Mar não é um clube que apenas represente o concelho de Aveiro, mas a região, o que abrange Ílhavo", afirmou.
A direcção do clube quer aproveitar o "bom relacionamento" que mantém com a autarquia ilhavense para a construção dos equipamentos. "Já falámos com a Câmara de Ílhavo e fiquei agradado pela abertura demonstrada pelo seu presidente ao projecto", referiu Artur Filipe (Diário de Aveiro).

A notícia vem no Diário de Aveiro. Já há muito que se falava na hipótese, mas não deixa de causar-me surpresa.
Não terá Aveiro na imensidão que é o parque desportivo e área envolvente ao estádio uma zona para a academia ? Será necessário mesmo procurar casa noutro concelho ? Estranho.

7.11.05

Agenda presidencial

Aplausos para o professor Manuel Oliveira, presidente da Câmara de Ovar. Por isto. Era bom que outros autarcas seguissem o exemplo.

Ainda as nomeações

Ouviram-se por estes dias alguns comentários menos abonatórios para as nomeações feitas pelo presidente da Câmara de Aveiro para as empresas municipais e outros cargos.
Os socialistas dizem que nomearam no seu tempo menos gente com cartão partidário afectado à maioria de então. Ainda tenho de confirmar isso, mas, numa análise de memória, penso terem razão.
De qualquer forma, não me repugna a mudança de titulares de cargos nem a chamada de pessoas de confiança.
O que me deixa apreensivo são os critérios para atribuir certos lugares. Élio Maia disse que foram escolhidos "cidadãos que participaram no projecto" da nova maioria "com uma sensibilidade muito alargada". É pouco. As qualificações técnicas, a experiência e o percurso profissional também não nos deveriam motivar reticências.
Posto isto, acho que futuramente deveria ser mais exigente do que foi na primeira fornada conhecida há poucos dias.
Aos nomeados, desejo as maiores felicidades. A bem de Aveiro.

Nova estação da CP


É certo que ainda faltam (muitos) retoques finais. Em Portugal, as obras, mesmo quando dadas por concluídas, deixam sempre muito para ir fazendo mais tarde.
Mesmo assim, a nova estação da CP de Aveiro, quanto a mim, está ao nível do que representou a inauguração do primeiro edifício.
O arranjo envolvente foi, igualmente, feliz.
A imagem da cidade ganha com esta intervenção naquele que é o local de chegada de muitos dos que visitam Aveiro pelos mais diversos motivos.
Valeu a pena esperar.