8.11.07

Defesa da costa

O Verão tardio compôs o cenário para a visita ministerial que serviu para anunciar mais 5 milhões de euros para gastar em pedra no litoral de Ovar.
Nunes Correia já deveria ter lido muitos estudos técnicos sobre o problema mas ao ver, no terreno, ainda que num dia calmo, não deixou passar alguma surpresa pela forma como as localidades de Esmoriz e Cortegaça, especialmente, têm sido fustigadas.
As medidas de fundo, de que tanto se fala quando as marés vivas entram pelas casas dentro, ficam para outra altura. Nesse dia, pode é ser tarde.
Mas há também sinais que algo poderá estar a mudar, prevenindo estragos maiores.
Não digam é que não foram avisados com tempo por quem estuda estas coisas das dinâmicas costeiras.

5.11.07

Biblioteca de Ílhavo

Os vereadores do PS tiraram algumas horas de sono este fim-de-semana a Ribau Esteves ao denunciarem que os terrenos da biblioteca voltaram aos antigos donos após uma acção judicial que correu discretamente.
A polémica rebentou sexta-feira, esteve sábado e domingo em lume brando antes de merecer um esclarecimento mais cabal.
O presidente ilhavense justificou, demoradamente, as razões que levaram o tribunal a decidir favoravelmente à reversão da propriedade, bem como a argumentação em defesa da Câmara.
O autarca e secretário-geral do PSD pareceu algo cansado esta segunda-feira, confundido por duas vezes Tribunal de Contas com Tribunal Constitucional mas não foi meigo com os socialistas.
Nas explicações dadas, ficou, contudo, evidente que o processo do chamado palácio de Alqueidão teve muitos compromissos que ficaram por cumprir pelas duas partes.
Apesar da sentença, a maioria PSD garante que vai continuar a empenhar-se no diálogo para convencer os privados a chegar a um acordo, evitando uma guerra sem fim nos tribunais.
Ribau ainda acusou os socialistas por, ao trazerem o assunto 'a lume', ainda estarem a dar força às pretensões da empresa que, como disse o presidente, tem outros assuntos pendentes no concelho que pretenderá ver resolvidos.
O caso faz lembrar outro idêntico em Albergaria-A-Velha, que saiu caro à Câmara local.