10.2.06

Estádio


O anterior executivo tinha muitas teorias sobre a rentablização do estádio Mário Duarte. Miguel Lemos fervilhava de ideias e as contas pareciam dar-lhe entusiasmo.
Entretanto, o Beira-Mar caiu na Liga de Honra e as expectativas tiveram de ser refreadas.
2005 foi já um ano mau para o estádio. Vamos esperar pelos resultados finais.
A actual Câmara diz que encontrou um panorama muito cinzento e anuncia agora possíveis medidas para tirar proveitos do estádio que não sendo originais colocam à prova a capacidade dos novos gestores da EMA. Como disse o vereador Jorge Greno, em 2006 é o primeiro ano em que se saberá, com rigor, até que ponto é deficitário.

Fenómenos urbanos

A rua que serve a creche do centro paroquial da Vera Cruz, em Sá Barrocas, uma das urbanizações recentes da cidade, não tem iluminação. Esqueceram-se e nunca mais lá foram ligar a luz.
A nova avenida Fausto Ferreira é um primor de projecto. Os moradores daquela nova urbanização que circulam vindos das Agras do Norte de regresso a casa são obrigados a dar a volta em contra mão ou, sendo respeitadores do código, têm de ir dar a volta pela capela das Barrocas até à linha férrea e apanhar o sentido correcto. Claro que ninguém faz isso!
Mas o projectista da avenida deixou outra marca que não lembraria a ninguém: quando se sai da urbanização em direcção à cidade, é preciso apanhar um corte da avenida e só a custo se dá a volta de uma vez... Quando isso não acontece, só mesmo com uma ou duas manobras.
Será que a avenida não foi construída para circular de automóvel ?
Os fénómenos viários das Agras não se ficam por aqui: há um arruamento recente que terminou junto à entrada da escola.
Muito pior é ir para Esgueira de carro no pouco que resta do que terá sido uma rua alcatroada no passado longínquo ! A vantagem é que indo devarinho sempre dá para apreciar a passagem superior na linha férrea, expoente máximo da nova arquitectura urbana da cidade.
Já agora, existe alguma razão para prender os caixotes do lixo em plena via ou é mesmo para os condutores fazerem tiro ao alvo ?

8.2.06

Euro sub-21

Os estádios de Aveiro e Águeda vão receber os jogos do grupo B do europeu de sub-21 em futebol que integra as selecções da Ucrânia, Holanda, Itália e Dinamarca.
Os holandeses regressam a Aveiro, onde foram, a par dos checos, responsáveis pela maior animação fora de campo durante o Euro 2004.
A presença da Squadra Azurra (campeã em título) é muito bom no plano desportivo.
E como estas provas europeias têm sempre destaque mediático, Águeda e Aveiro também poderão alcançar alguma projecção. Holanda, Itália e Dinamarca são mercados turísticos que interessa despertar a atenção. Vejamos o que vai acontecer.

Tribunal Administrativo e Fiscal

Para já, Aveiro terá, ao que foi noticiado, apenas uma secção do Tribunal Administrativo e Fiscal de Viseu. Mas é um passo importante para localizar na cidade um serviço de justiça cada vez mais utilizado.
Esta decisão governamental deve-se, em grande, parte aos préstimos do Governador Civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, que recebeu a ajuda da Câmara de Aveiro na disponibilização do espaço.
Apesar do low-profile com que tem exercido o cargo, Neto Brandão não esqueceu antigas reivindicações locais a que está também muito sensível enquanto advogado e ex-deputado na Assembleia Municipal onde se lavraram protestos junto do Governo pela saída de serviços judiciários.

7.2.06

Investimentos

Nestes últimos dias ouvimos autarcas de Águeda, Ílhavo e Oliveira Azeméis com lamentos por não poderem aceitar propostas de investimentos que lhes são feitas, designadamente para a instalação de novas empresas. Habitualmente, a recusa deve-se à falta de terrenos ou zonas industriais.
Na actual conjuntura económica é um paradoxo que não se facilite a vida a quem tem disponibilidade para investir e criar postos de trabalho.
As autarquias têm grande parte das responsabilidades já que não acautelaram, atempadamente, as condições que poderiam ajudar, e muito, a gerar riqueza.