23.3.07

(Des)emprego

Um dia de paradoxos.
Primeira paragem: Estarreja. Escritura pública para instalar uma empresa no Eco Parque Empresarial (nunca percebi esta designação se, afinal, é uma zona industrial como outra qualquer). A Câmara local aproveita para fazer render o peixe. 13 empresas (!) e meio milhar de postos de trabalho dão jeito a empregar gente do concelho e de localidades vizinhas. Mesmo com muitas críticas da oposição, se o presidente José Eduardo Matos conseguir ocupar todos aqueles terrenos mercerá uma estátua.
Segunda paragem: Santa Maria da Feira. Na Rohde, vivem-se dias de angústia. Fecha, não fecha. Pagam, não pagam. 1300 almas esperam confirmações: sim ou sopas.

22.3.07

Giravídeo

O meu giravídeo toca música nova e uma curiosidade.

Estádio

O Diário de Aveiro antecipa hoje uma entrevista com o vereador Jorge Greno que a Aveiro FM vai transmitir. Surpreendem as declarações sobre o estádio e a EMA que parecem denunciar alguma resignação com as dificuldades em rentabilizar o mais importante recinto da cidade, tanto mais por partirem de um autarca que tem experiência como gestor de empresas.
Onde hoje há portas fechadas, importa abrir novas janelas de oportunidades. E o vereador Jorge Greno já provou ser capaz.
Os lamentos é que não ajudam manifestamente a acreditar que o estádio não está condenado a ser um elefante colorido.

Polis


Aveiro soube aproveitar relativamente bem o Polis, apesar de alguns contratempos e desilusões pelo meio.
Praticamente tudo que se fez para melhorar o espaço público da cidade nos últimos anos foi obra deste programa que só pecou, manifestamente, por ter criado expectativas muito elevadas com orçamentos em tempos de vacas gordas que a chegada da crise obrigou a apertar até ao limite.
Mesmo assim, a execução de obras fez-se a um ritmo que dificilmente será possível manter em alguns dos projectos que ficaram no papel à espera de melhores dias.

19.3.07

Rohde

A Rohde emprega quase 1300 (!) pessoas. Muitas centenas estão ali quase desde o inicio da laboração em 1975. Deram quase toda a vida de trabalho à empresa. E é lá que pretendem continuar, apesar do desânimo ser hoje o sentimento mais comum entre os trabalhadores, na maioria mulheres. Hoje deram uma prova de amor à fábrica, evitando "esticar a corda" num momento muito delicado e que poderia servir de pretexto para a administração activar outros planos mais nefastos do ponto de vista laboral.
Nestes casos, em que não há coisas boas para tirar proveitos políticos, o Governo, habitualmente, tarda em entrar em acção. O que anda o ministro da Economia a fazer para garantir a manutenção da empresa e do máximo de postos de trabalho ?

Frio

Afinal, ainda é cedo para deixar o pijama de Inverno.

Artist of the Week (19/3/2007)

Lura - "Na Ri Na". Ao vivo em Aveiro brevemente.

18.3.07

Armas brancas

Os jornalistas, mesmo credenciados, não podem levar fruta para dentro do estádio de Aveiro em dias de jogos. E só entram após revista policial e canina. OK, não deve haver excepções. Mas ter de deixar uma maça e uma banana é manifestamente excesso de zelo securitário.

Quem tem medo das comissões ?

Em tempos, a Assembleia Municipal de Aveiro, para além do trabalho das sessões, teve uma intensa actividade de comissões de acompanhamento para diversos assuntos mais específicos. É uma abordagem política a determinados assuntos menos exposta, por não decorrer em plenário, que permite limar divergências partidárias ou aceder a informações municipais com maior profundidade em relação a medidas que a Câmara tenha em perspectiva ou de acções que decorrem .
Normalmente, as comissões são úteis.
Não se compreende as razões que levam a maioria a ser contra. Ainda para mais, são raras (mas sempre muito prometidas) as assembleias municipais extraordinárias para discutir temas mais específicos.