29.10.05

Souto actualizou blog

Só agora dei por isso. Alberto Souto actualizou o seu blog após alguns dias de silêncio e colocou o seu discurso de termo de mandato. Esperemos que continue a escrever.

Assembleia Municipal de Aveiro

Élio não deixou rasto

Sabia-se que Élio Maia foi desportista de competição (andebol). No final da Assembleia Municipal deste sábado provou que ainda é muito rápido, apesar dos quilitos a mais.
É que, mal os trabalhos foram dados como terminados, saiu do edifício a tal velocidade que os jornalistas lhe perderam o rasto num abrir e fechar de olhos.
É mais uma tradição que se quebra. Normalmente, Alberto Souto era dos últimos a abandonar a sala e dava sempre umas palavrinhas à press.

Oposição camarária reduzida a Marília Martins

A simpática Marília Martins foi a única vereadora do PS que participou na Assembleia Municipal este sábado. Faltaram Lusitana Fonseca, que na prática é agora a líder do PS na oposição camarária, Pedro Silva e Marques Pereira. Este último é substituto de Eduardo Feio, entretanto nomeado para uma direcção-geral no Ministério da Administração Interna. O ex-vereador suspendeu o mandato por seis meses mas prometeu que vai andar atento e não pôs de lado um regresso às lides. Alberto Souto, também com o lugar de vereador suspenso, não se esperava ver na Assembleia Municipal, nem se sabe onde pára. Anda por aí igualmente atento, garantiram-nos.

Juntas socialistas ao lado da maioria

A disciplina partidária dificilmente aplica-se aos presidentes de Junta que tomam parte na Assembleia Municipal.
Os autarcas do PS que lideram as freguesias de S. Jacinto, Vera Cruz e Eirol não foram excepção este sábado e votaram a favor das propostas da maioria de direita, quando a indicação de voto da bancada era a abstenção. A atitude motivou logo comentários pouco abonatórios de deputados 'rosa'. Mas entre agradar a directórios partidários ou não hostilizar quem os apoia, os presidentes de Junta, normalmente, optam pela segunda opção. Em nome dos seus interesses, leia-se, das suas freguesias.

Regina Bastos "praxada"

A nova presidente da Assembleia Municipal de Aveiro foi "praxada" na primeira reunião a sério este sábado. O nervosinho veio ao de cima: esqueceu-se de alguns preceitos regimentais, confundiu as votações e ainda teve de dar a mão à palmatória num ou outro erro.
A deputada do PSD na Assembleia da República tem de estudar melhor o regimento para evitar que alguns deputados mais experientes da oposição lhe estejam sempre a apontar, com alguma razão, o dedo à forma como conduz os trabalhos.
Mas já deu provas de ter fibra para o lugar.

Souto não teve a defesa do PS

A saída de Alberto Souto da Câmara de Aveiro, depois da derrota eleitoral de Outubro, desinibiu os socialistas. Este sábado, na Assembleia Municipal, nenhum elemento do PS defendeu as taxas máximas propostas pela anterior maioria nos sucessivos mandatos. Pelo contrário, ouviram-se vozes concordantes com a redução proposta pela direita, apesar do sentido de voto ter sido a abstenção (exceptuando os presidentes de Junta que alinharam com a nova maioria).

28.10.05

CTT


Os CTT hoje em dia tratam e vendem de quase tudo.
Na estação da avenida, em Aveiro, aquilo mais parece uma loja dos chineses.
Andam tão ocupados com as vendas que até se esquecem para que servem, afinal, os correios !

27.10.05

A Murtosa merecia melhor site

Será que a Câmara da Murtosa não é capaz de fazer (ou mandar fazer) melhor do que isto ?
O concelho e as suas gentes mereciam mais.
Este amigo murtoseiro é que podia fazer despertar o presidente Santos Sousa para estas coisas.

Sampaio em boa forma

O Presidente da República foi hoje submetido a uma dura prova de resistência e aguentou estoicamente!
Nas três horas e meia em que Jorge Sampaio esteve em Oliveira do Bairro inaugurou a escola básica de Oiã, o pólo de leitura, o museu de etnomúsica de Troviscal e ainda o monumento ao universalismo português. Sempre com permanentes apertos de mão.
Quatro placas descerradas e outras tantas bênçãos depois, ouviu mais um discurso do presidente cessante, Acílio Gala, e a alocução final de Adriano Moreiro.
No final da jornada dedicada à cultura e educação, o Presidente da República ainda teve fôlego para mandar um "recado", como disse que os jornalistas o interpretariam, aos professores que preparam uma greve geral. "Não vinguem mais os ressentimentos", apelou.
A visita presidêncial marcou a despedida de Acílio Gala após 16 anos de presidência de Câmara.
Oliveira do Bairro progrediu muito. O autarca do CDS deixa a sua marca em infra-estruturas básicas, em escolas e equipamentos culturais. No reverso da medalha, é notório a descaracterização da malha urbana do concelho e mesmo de algumas freguesias.

Feio aumenta contigente aveirense no MAI

Está desvendada a razão que levou Eduardo Feio a pedir a suspensão de vereador da Câmara de Aveiro. Boa sorte senhor Director-Geral!
O ex-vice-presidente foi aumentar o contigente aveirense no ministério da Administração Interna onde já se encontra Fernando Rocha Andrade, subsecretário de Estado Adjunto, que tem como chefe de gabinete Jorge Sequeira, que é de S. João da Madeira.

26.10.05

(In) compatibilidades

Girão Pereira foi presidente da Assembleia Geral do Beira-Mar quanto estava à frente da Câmara de Aveiro e arrependeu-se.
Alberto Souto aceitou ser presidente da Assembleia Geral do Beira-Mar no primeiro mandato de líder da autarquia e demitiu-se.
São funções, pelos interesses em causa, dificilmente compatíveis.
Miguel Capão Filipe parece ter decidido acumular a influente vice-presidência que tem no Beira-Mar com as funções, a tempo inteiro, como vereador da Câmara de Aveiro.
No final do anterior mandato, quando já era dirigente do Beira-Mar, escusava-se a tratar de assuntos do clube na Câmara e aparentemente não tomava parte nas discussões / votações.
Não se sabe se nas reuniões do Beira-Mar teve, e terá, a mesma coerência.
É certo que os executivos do poder local não podem ver limitados os seus direitos de cidadãos em tomar parte na vida associativa da comunidade.
Não se devem esquecer, também, que existem especiais deveres no relacionamento entre autarquia e colectividades, neste caso mais em relevo por se tratar do principal clube da cidade.

25.10.05

O Estado de que gosto

Tenho visto por estes dias de receios o Estado que gosto de saber que existe e no qual quero confiar. Serviços de saúde pública aptos para dar respostas prontas a possíveis emergências, uma Direcção Geral de Veterinária actuante e laboratórios eficazes dão-nos mais alguma tranquilidade.
É este o Estado que me interessa ter e não o Estado dos grandes negócios da EDP, da Galp e outros que tais.

23.10.05

EMA

Miguel Capão Filipe, vereador da Câmara de Aveiro que ainda acumula com a vice-presidência do Beira-Mar, andou hoje a fazer de cicerone de alguns elementos do CDS-PP que visitaram o estádio no final do jogo com o Gondomar que a equipa da casa venceu com dificuldade. Sabendo-se de mudanças certas na empresa municipal que gere o estádio, será que o vereador / dirigente andou a mostrar os cantos da casa a algum potêncial sucessor de Miguel Lemos ? Um dos elementos que integravam o grupo de visitantes já teve até uma experiência de gestão de empresas municipais.

Eduardo Feio

Cansaço e desilusão podem justificar a decisão do sempre prestável vereador Eduardo Feio também vir a pedir a suspensão de mandato, seguindo o exemplo de Alberto Souto.
O ex-vice-presidente da Câmara está em funções há 11 anos na Câmara de Aveiro, primeiro na oposição e depois nos elencos de Alberto Souto.
Na eventualidade de decidir agora afastar-se, o que se compreenderá pelo desgaste em termos pessoais a que foi sujeito, este ainda jovem socialista (tem 40 anos), poderá querer dizer que não tem ambição de mais tarde ser hipótese para candidato à presidência da Câmara, lugar onde alguns dos seus camaradas o gostariam de ver num cenário de sucessão natural a Alberto Souto. Claro que poderá, também, estar a ganhar algum do fôlego perdido.
Embora tenha um perfil técnico (concluiu a formação superior em planeamento regional e urbano já na Câmara), Eduardo Feio tem tido sempre uma activa presença nos orgãos locais do PS. Quererá ter ainda uma palavra a dizer sobre o futuro do partido no concelho ?

Câmara de Aveiro já trabalha a Élio

Afinal sempre consegui ir à tomada de posse dos novos orgãos municipais de Aveiro.
Sala apinhada de gente para ouvir as últimas palavras de Alberto Souto e as primeiras de Élio Maia na cerimónia que assinalou a passagem de testemunho na Câmara.
As presenças de Marques Mendes e Paulo Portas arrastaram as televisões e deram protagonismo mediático a um evento que estaria reservado para consumo local.
Élio Maia, embora naturalmente nervoso, não alterou a simplicidade como já tinha feito a campanha.
Alberto Souto, ainda constragido pelo desfecho eleitoral, não se ficou por palavras de circunstância mas adiou para outra ocasião abordar, mais em profundidade, o seu legado.
A primeira decisão do novo presidente da Câmara foi abrir o gabinete para o tradicional beija-mão, a que se associaram muitos munícipes anónimos.
Entre as prioridades mais imediatas a tratar já a partir de segunda-feira está o plano e orçamento para 2006 e clarificar, quanto antes, a situação financeira. O grupo de pessoas que Élio Maia tinha a colaborar nessas questões vai dar uma ajuda em descortinar as engenharias financeiras herdadas da maioria PS.
A nova equipa quer ter a casa arrumada ao seu jeito até Março.