18.5.07

Última chamada

15.5.07

VitaSal gera hipertensão

No meio de uma intervenção de Carlos Candal, Élio Maia virou-se para trás e perguntou à mesa da Assembleia Municipal se tinha dado a palavra ao deputado do PS.
Candal 'foi aos arames' com a atitude do presidente da Câmara, apelidando-o de "queixinhas". Depois até pediu desculpa à Assembleia e à mesa pela atitude, não ao presidente da Câmara.
Por aqui se vê o nervoso que pairou pela última sessão em que, manifestamente, o professor Celso, habitual substituto aquando das não raras ausências da presidente da mesa, Regina Bastos, não teve 'mão' nos deputados.
O PS entrou 'a matar' através de Raul Martins no assunto da VitaSal, com uma intervenção que teve alguns parágrafos de insinuações que Élio Maia não gostou nada de ouvir.
Depois de muita discussão, o acordo que torna a empresa numa imobiliária foi submetido a votação. Apressada pelo presidente, sem grande vontade de ter o assunto mais tempo a suscitar dúvidas e esclarecimentos.
Antes a oposição já tinha obrigado a adiar dois pontos por lapsos da maioria na organização da papelada que deveria entregar. O caso mais insólito foi o do protocolo que chegou do pelouro da Cultura em catalão e inglês...

13.5.07

Frapil

O processo da antiga Frapil arrasta-se há demasiados anos e o Estado português já foi condenado por isso mesmo.
Apesar de tudo, os ex-trabalhadores nunca desistiram, tornando públicas as reclamações, tradicionamente no Dia da Cidade, e agora receberam uma preciosa ajuda da Câmara que dá novas esperanças de receberem os créditos a que têm direito.
Parte importante dos louros pertencem a Élio Maia que há um ano vinha perseguindo este acordo. Revelou, assim, as qualidades de negociador que têm ajudado em outros casos problemáticos que tem entre mãos.
Nota positiva também para o discurso presidencial, na forma e conteúdo, acertado a um momento em que a maioria procura criar uma nova dinâmica na gestão municipal.
A sessão solene, ao contrário do habitual, ficou sem direito a directo das rádios locais.