1.4.06

Raul Martins

Raul Martins é o novo presidente do PS de Aveiro. A eleição não teve surpresa, mesmo para os derrotados que antes do apuramento final já perspectivavam o resultado alcançado.
O novo timoneiro da concelhia é um veterano das andanças partidárias e políticas. O desafio que tem pela frente é grande.
Não é de prever que a lista opositora na corrida à liderança do PS vá criar problemas internos. Mas quando chegar a hora de decisões importantes, junto às próximas eleições autárquicas, poderá ser mais difícil.
Marques Pereira perdeu a votação para a concelhia mas ao concorrer ganhou espaço para o seu grupo de apoiantes vir a ter um papel que poderá decisivo.
Alberto Souto, ex-presidente da Câmara, também foi votar. E teve alguns motivos para sorrir. Pelas mesmas razões do seu ex-adjunto.

31.3.06

Certificação florestal

Portugal é um País de floresta. Muito mal tratada, em grande parte, com todas as implicações económicas e ambientais (fogos) que isso tem.
A certificação da madeira poderá ajudar a mudar o panorama. Alguns produtores florestais da região parecem interessados em avançar.
Os consumidores também devem ter uma palavra a dizer. Reconhecendo quem faz um esforço para aplicar regras de boas práticas. Mesmo que saia mais caro.

PS Aveiro

A campanha para as eleições na concelhia do PS foi muito cordial, ao ponto da comunicação social quase não ir para além de um ou outro apontamento de agenda.
Nos últimos dias, terá aquecido um pouco mais a discussão mas nem por isso os candidatos se decidirem a "abrir fogo" um sobre o outro.
Afinal, vão ser obrigados a entendimentos depois da corrida.
As listas reflectem duas famílias socialistas: uma mais tradicionalista, que esteve afastada enquanto Alberto Souto teve a presidência da Câmara; enquanto a outra é formada por alguns dos que mais directamente trabalharam com o ex-autarca e deram corpo a uma certa renovação no partido.

30.3.06

James Nachtwey

"I have been a witness, and these pictures are my testimony. The events I have recorded should
not be forgotten and must not be repeated." É o que se lê na abertura do site de James Nachtwey que está por estes dias, com outros reputados fotojornalistas, em Portugal.

29.3.06

Canadá


Por fortes razões familiares, o Canadá é a minha segunda pátria.
As coisas estão a mudar neste (até agora) "friendly country".
Fico triste com a mão pesada das autoridades canadianas em relação à emigração dita ilegal. É estranho usar este argumento, quando a maioria dos cidadãos portugueses estavam a trabalhar e inseridos normalmente na sociedade.
O Canadá era tradicionalmente premissívo em acolher emigrantes.
Os portugueses que ali rumaram, sobretudo a partir dos anos 70, chegavam "com uma mão à frente e outra atrás".
Instalaram-se e encontraram trabalho. Depois, ao abrigo das facilidades legais, mandavam "cartas" a chamar a família directa.
E durante muito tempo não eram colocados grandes entraves. Quando lá voltei (11 anos depois de ter vindo para entrar na primeira classe em Portugal), mesmo não sendo cidadão canadiano, carimbaram-me o passaporte simplesmente com a palavra "regresso"e sem nenhuma pergunta incómoda.
Sempre que emigrantes voltavam ao País de origem, o Canadá era apresentado como "um mundo perfeito". Trabalho bem pago, bom ensino, uma segurança social atenta. A anos luz do Portugal que deixaram para ter uma vida melhor.

27.3.06

Simbiose autárquica

Foram raras as vezes em que a maioria da Junta de Eixo coincidiu com a da Câmara Municipal de Aveiro. Eixo, como lembrou o presidente da Junta Carlos Anileiro (do CDS/PP), "andou quase sempre de candeias às avessas por ser da oposição".
Mas em Outubro passado, a lista "Juntos Por Aveiro" assumiu os destinos da freguesia e da Câmara. O autarca eixense espera agora que esta "simbiose", como lhe chamou, "sirva melhor os interesses da freguesia".
Carlos Anileiro, que falava na reunião pública de segunda-feira realizada justamente em Eixo, tem esperança "na viragem para as freguesias" assumida pela nova Câmara.
Marques Pereira, vereador do PS, também espera bons entendimentos. Só pediu que a "simbiose" não acabe por beneficiar Eixo em relação a outras freguesias.

26.3.06

Gatinhos

Sem tirar o mérito ao grande Fouhami, os atacantes do Beira-Mar hoje foram uns gatinhos quando se esperava mais garra para acabar com a série de empates com sabor a derrota.