11.1.08

Reuniões públicas

Numa Junta de Freguesia ainda se entende que seja melhor para os respectivos autarcas e população reunir à noite. É o que faz mais sentido.
Na Assembleia Municipal também é pacífico marcar sessões para o horário pós-laboral.
Agora uma Câmara , em que mesmo a oposição pode justificar, legalmente, nos seus empregos as ausências por funções autárquicas, agendar a reunião pública para as 21:00 seria inédito, pelo menos do que conheço.
Duvido que resultaria em levar mais munícipes a participarem nos trabalhos.
E falam antes ou depois da ordem de trabalhos ? Terá a reunião hora limite para terminar ?
A verdade é que a ideia da coligação não é nova e estará em vias de ser novamente discutida.
Se houver café e digestivos ainda pode ser que alguém lá passe depois do jantar para se entreter.

9.1.08

Beira-Mar - entradas & saídas

Se Artur Filipe perdeu o respeito pelo treinador a coisa fica 'preta' para Rogério Gonçalves.

8.1.08

O "Barbosa" da Vera Cruz

João Barbosa é um dos autarcas mais carismáticos de Aveiro. Apesar de não ser natural da cidade, aqui decidiu, há muito, radicar-se.
Diz-se que conquistou a Junta da Vera Cruz para o PS de forma inesperada, porquanto alguns eleitores terão confundido o seu nome com um outro candidato da lista do PSD.
Depois conseguiu ser reeleito numa dura batalha com a direita, vencendo, contra-a-corrente, por mérito próprio.
O "Barbosa" mistura-se bem com as pessoas, usando de uma simplicidade genuína que outros disfarçam com dificuldade.
Politicamente, o estilo não o favorece muito nas lides fora da freguesia e não raro nem é levado a sério.
Na última Assembleia Municipal cometeu a ousadia de criticar a Câmara. Irritou Élio Maia como tantas vezes provocou Alberto Souto, apesar da afinidade partidária.
O presidente da Câmara da coligação levou a peito e respondeu com pormenor e tempo que habitualmente até não gasta em questões maiores.
De qualquer forma, esteve bem no que toca a rebater argumentos políticos de falta de apoio às Juntas, mas muito mal já ao visar pessoalmente João Barbosa. "A Vera Cruz precisa de um presidente de mangas arregaçadas e não de mãos nos bolsos", disse, baixando o nível do debate político.
O presidente da Junta da Vera Cruz não retirou uma palavra ao que tinha dito e, no seu jeito peculiar, até conseguiu arrancar sorrisos numa situação que lhe parecia adversa.
"Sei que disse isso mas não é isso que pensa, porque vê na minha imagem um bom presidente de Junta", rematou. Nem mais.
(Foto via http://botanabateira.blogspot.com)

6.1.08

Braço de ferro

O presidente da Câmara apresentou na Assembleia Municipal um resumo dos acordos com o Beira-Mar.
Nesta sessão, voltámos a ver no edifício da antiga capitania o ex-vereador Jorge Greno do CDS que deixou em Setembro o executivo por motivos profissionais, tendo sido substituido por Caetano Alves (que até esteve ausente sexta-feira à noite).
Das bancadas destinadas ao público, Jorge Greno, pelo telemóvel e com alguns recados enviados por outro vereador do CDS Miguel Capão Filipe, ajudou Élio Maia a responder às questões da oposição.
No final, o presidente dramatizou com um apelo aos socialistas para participarem nas deliberações permitindo "apenas" que haja quorum. O resto está tratado pela maioria.
Os socialistas continuam a não ceder na exigência de serem acompanhados por dois eleitos do CDS. Os actuais, como se sabe, por incompatibilidades várias, não arriscam cometer possíveis ilegalidades.
O braço de ferro deve continuar mais algum tempo, resta saber então quem tem mais músculo.