9.12.06

Feirense & Beira-Mar

Há dias, de passagem pela Feira, tomei café no bar do Feirense, junto ao estádio.
Estava repleto de gente, com largos sorrisos. A equipa de futebol continuava a dar boa conta de si na Liga de Honra, mantendo o sonho de chegar à Liga. O Feirense tem um estádio velho e acanhado no centro da cidade. Parece que haverá alguns problemas de propriedade do recinto que impede que seja aproveitado do ponto de vista imobiliário para construir o novo recinto junto do centro de formação, onde não falta nada para a equipa trabalhar durante a semana. O clube teve visão estratégia neste investimento.
Em Aveiro, de que valerá a pena ter um estádio de 30 mil lugares com todas as condições se o inquilino tem de andar à procura de um campo para treinar, quase a mendigar por um relvado em condições. É estranho, mas explica muita coisa.

8.12.06

D. António Marcelino

D. António Marcelino regressa no próximo domingo às simples mas honrosas funções de padre. Um exemplo de humildade pastoral raro.

PSD

A próxima lista de candidatos do PSD pelo círculo eleitoral de Aveiro à Assembleia da República começou a ganhar forma com as eleições para a distrital que o engenheiro Topa venceu.

6.12.06

Élio não apoia candidato partidário

O presidente da concelhia do PSD, Ulisses Manuel, esclareceu que Élio Maia não está de forma alguma envolvido nas eleições para a distrital do partido. O autarca não "apoia nem deixa de apoiar" a lista de António Topa.
Ao contrário do que comentámos aqui neste blog, Ulisses Manuel assegurou que Élio Maia não esteve presente na apresentação do candidato realizada em Aveiro.
Sucedeu apenas que estava no mesmo local e cruzou-se com elementos sociais democratas já depois da sessão.
Fica a correcção. Estamos sempre abertos a esclarecimentos.

5.12.06

Perguntar

Com educação e respeito, perguntar não ofende.
Instalou-se nos últimos tempos uma tendência para levar a mal as questões dos jornalistas. Há quem as ignore quase por completo, como é o caso do actual Primeiro-Ministro de Portugal que gosta mais de recorrer a outras formas de passar a mensagem.
Hoje, em Aveiro, a ministra da Educação, delicadamente, não quis comentar nada da sua tutela que não o motivo de uma visita que fez à UA. Ao seu lado, a reitora Helena Nazaré também ficou algo desagradada pelas questões colocadas à margem do assunto que levara ali a governante.
Os políticos alegam, ultimamente com maior frequência, que não querem tirar o enfoque do assunto agendado e desviar atenções para outros assuntos. É um direito que têm não responder, mas fica-lhes mal.
Quem exerce cargos públicos tem responsabilidades acrescidas e deveria saber que informar deve ser muito mais do que transmitir informação institucional ou de circunstância.

Independentes

Alberto Souto teve de ouvir muitos reparos quando resolveu largar a capa de independente com que foi eleito no primeiro mandato para a Câmara de Aveiro e assinar a ficha de militante do PS. Quando assumiu essa condição como que defraudou alguns apoiantes de outros sectores e o alinhamento partidário passou a motivar também críticas da oposição.
O que diriam as mesmas vozes do discreto mas não inocente gesto do actual presidente, Élio Maia, que não sendo militante do PSD, apareceu na apresentação da candidatura de António Topa à distrital do partido, onde a concelhia local está a investir fortemente ?

Ribau

Não será fácil governar a Câmara de Ílhavo. Do lado da oposição, a tarefa também não está livre de muitos espinhos.
Ribau Esteves no seu estilo impiedoso aproveita, sempre que pode, para descompor os elementos do PS, que precisam de uma boa dose de fair-play para manter a postura. Até doi ver.

4.12.06

Polícias

As novas polícias que eu gosto de ver em acção: é um conforto ver em campo a ASAE , apesar do protagonismo mediático que as suas operações de fiscalização arrastam, penso que, na maioria dos casos, devidamente planeado; o SEF, quando aparece a intervir em casos de manifesto atropelo dos direitos humanos; o SEPNA prova que a velha militar GNR soube corresponder a novos desafios.