20.7.07

Stress

Um jornalista entra em stress quando tem trabalho, um freelancer quando não tem.

16.7.07

A ordinary day in Bagdad

The Guardian's award-winning photographer and filmmaker Sean Smith spent two months embedded with US troops in Baghdad and Anbar province. His harrowing documentary exposes the exhaustion and disillusionment of the soldiers (film).

15.7.07

Tensão

Os últimos tempos têm sido tensos na Câmara de Aveiro. Por tudo e por nada, sucedem-se casos. Dentro e fora dos Paços de Concelho. Não pode ser da temperatura quente, porque o Verão tem sido fresquinho.
Na última Assembleia Municipal, nem os aplausos dos partidos da maioria disfarçaram a fragilidade de alguns argumentos usados por Élio Maia na resposta às ofensivas da oposição.
O presidente, como todos nós nesta altura do ano, precisa de férias. Relaxar, buscar ânimo e novas forças para uma ponta final do ano que será determinante para marcar, com algo positivo, o actual mandato.
O episódio das afirmações de Rocha Almeida sobre a MoveAveiro indicia que a gestão camarária tem outros protagonistas envolvidos em decisões importantes. Resta saber se ajudam ou atrapalham.
O suposto pedido de demissão de Pedro Ferreira, naturalmente desmentido, não apaga a imagem deixada pelo vereador no dia em que foi confrontado na Assembleia Municipal por causa do projecto Petiz e da saída apressada com cara de amuado depois do presidente ter sido obrigado a 'pôr água na fervura'.
O fim da revista Pontes & Vírgulas também não é caso menor, pelo que tinha de emblemático nalguns sectores que ajudaram a eleger o presidente e a coligação.
A sistemática recusa da direita, agora também incentivada por Élio Maia, de formar comissões na Assembleia Municipal contraria o código genético dos compromissos da actual maioria.
Um certo tom de arrogância surpreendeu, inclusivamente, quando o presidente passou ao lado das críticas, duras é certo, do antigo vereador José Costa sobre a estratégia de recuperação financeira, dizendo que não era "nada de especial" [Respostas 1ª parte] [Respostas 2ª parte].
O 'fardo' que a Câmara carrega era pesado, por muito que o PS desvalorize, e continua a não permitir aliviar as costas. Não se esperava era ver o seu timoneiro a dar sinais de querer vergar à pressão.