27.5.06

Política e jornalismo

Em Ovar, o presidente do PSD local é vereador. Apesar desta intensa actividade política e partidária, Álvaro Santos é director do jornal Praça Pública.
Talvez isso possa explicar a forma ostensiva como o presidente da autarquia, o socialista Manuel Oliveira, ignorou as questões de um colaborador daquele semanário após a assinatura do protocolo com o Ministério da Defesa Nacional para a deslocalização dos paióis da base de Maceda.
O autarca terá as suas razões mas o jornalista não tem culpa, apesar de apanhar por tabela de uma situação que manifestamente não é normal.

25.5.06

Sub-21

Filme não recomendável para Sub-21.

23.5.06

Há um ano e quase um mês

Não sou muito dado a efemérides e mesmo datas importantes, por vezes, quase ficam sem a devida lembrança.
No meio da azáfama que é o mundo das notícias, não nos lembrámos que passou um ano e quase um mês sobre a data em que o PSD concelhio de Aveiro indicou formalmente Élio Maia para candidato à Câmara. O CDS/PP manifestou apoio pouco depois ao cabeça-de-lista que é hoje presidente da Câmara.
Este terá sido, certamente, um dos anos mais intensos na vida de Élio Maia e, por enquanto, não poderá abrandar muito o ritmo.

22.5.06

PT Inovação

Por vontade do actual presidente da PT, a PT Inovação continuará "por muitos e bons anos". Henrique Granadeiro assumiu hoje em Aveiro aquilo que a administração da subsidária mais queria ouvir.
Com a OPA da Sonaecom à perna, o responsável máximo do Grupo PT não vacilou quanto ao futuro reservado à herdeira do antigo Centro de Estudos e Telecomunicações.
E ainda bem para Aveiro que assim é. A PT Inovação não é só "o coração e o pulmão", como disse Granadeiro, do Grupo PT. É também a mais importante âncora do cluster das telecomunicações criado na cidade da Ria.

Polis

O programa Polis está a chegar ao fim. Já se fazem os primeiros balanços do trabalho realizado em Aveiro.
Foi uma intervenção de requalificação urbana muito ambiciosa lançada em vários pontos do País pelo actual Primeiro-Ministro quando era titular da pasta do Ambiente e Ordenamento do Território.
A visibilidade dada ao programa Polis tornou-o também uma acção de relações públicas do então Governo PS como não é muito habitual ver-se em Portugal, com um grande investimento na comunicação e marketing (veja-se o caso do relógio do Polis).
Entretanto, os cortes orçamentais decretados pelos elencos PSD-CDS/PP obrigaram a refrear as expectativas, o que implicou abandonar alguns dos projectos.
Apesar disso, o Polis deixa marcas. A obra em Aveiro está à vista. Além disso, deixa como legado o Plano de Urbanização que não poderá ficar remetido para uma qualquer gaveta. O desafio é dar continuidade, procurando a concretização de alguns dos projectos que possam ser de maior interesse local.