8.1.08

O "Barbosa" da Vera Cruz

João Barbosa é um dos autarcas mais carismáticos de Aveiro. Apesar de não ser natural da cidade, aqui decidiu, há muito, radicar-se.
Diz-se que conquistou a Junta da Vera Cruz para o PS de forma inesperada, porquanto alguns eleitores terão confundido o seu nome com um outro candidato da lista do PSD.
Depois conseguiu ser reeleito numa dura batalha com a direita, vencendo, contra-a-corrente, por mérito próprio.
O "Barbosa" mistura-se bem com as pessoas, usando de uma simplicidade genuína que outros disfarçam com dificuldade.
Politicamente, o estilo não o favorece muito nas lides fora da freguesia e não raro nem é levado a sério.
Na última Assembleia Municipal cometeu a ousadia de criticar a Câmara. Irritou Élio Maia como tantas vezes provocou Alberto Souto, apesar da afinidade partidária.
O presidente da Câmara da coligação levou a peito e respondeu com pormenor e tempo que habitualmente até não gasta em questões maiores.
De qualquer forma, esteve bem no que toca a rebater argumentos políticos de falta de apoio às Juntas, mas muito mal já ao visar pessoalmente João Barbosa. "A Vera Cruz precisa de um presidente de mangas arregaçadas e não de mãos nos bolsos", disse, baixando o nível do debate político.
O presidente da Junta da Vera Cruz não retirou uma palavra ao que tinha dito e, no seu jeito peculiar, até conseguiu arrancar sorrisos numa situação que lhe parecia adversa.
"Sei que disse isso mas não é isso que pensa, porque vê na minha imagem um bom presidente de Junta", rematou. Nem mais.
(Foto via http://botanabateira.blogspot.com)

Sem comentários: