10.2.06

Fenómenos urbanos

A rua que serve a creche do centro paroquial da Vera Cruz, em Sá Barrocas, uma das urbanizações recentes da cidade, não tem iluminação. Esqueceram-se e nunca mais lá foram ligar a luz.
A nova avenida Fausto Ferreira é um primor de projecto. Os moradores daquela nova urbanização que circulam vindos das Agras do Norte de regresso a casa são obrigados a dar a volta em contra mão ou, sendo respeitadores do código, têm de ir dar a volta pela capela das Barrocas até à linha férrea e apanhar o sentido correcto. Claro que ninguém faz isso!
Mas o projectista da avenida deixou outra marca que não lembraria a ninguém: quando se sai da urbanização em direcção à cidade, é preciso apanhar um corte da avenida e só a custo se dá a volta de uma vez... Quando isso não acontece, só mesmo com uma ou duas manobras.
Será que a avenida não foi construída para circular de automóvel ?
Os fénómenos viários das Agras não se ficam por aqui: há um arruamento recente que terminou junto à entrada da escola.
Muito pior é ir para Esgueira de carro no pouco que resta do que terá sido uma rua alcatroada no passado longínquo ! A vantagem é que indo devarinho sempre dá para apreciar a passagem superior na linha férrea, expoente máximo da nova arquitectura urbana da cidade.
Já agora, existe alguma razão para prender os caixotes do lixo em plena via ou é mesmo para os condutores fazerem tiro ao alvo ?

1 comentário:

Nuno Q. Martins disse...

Por acaso passo muitas vezes na zona das Barrocas e na Avenida da Força Aérea e já tinha reparado, assim como, na rua que nos leva do pavilhão do Esgueira às Barrocas, que ainda recentemente era uma das alternativas para ir para cidade quando o viaduto tinha os dois sentidos fechados.

Mas há mais...