14.11.07

Ria de Aveiro - Proposta para uma cronologia















Não tivesse sido a hercúlea obra de despoluição, um arrojado plano de desassoreamento, mesmo com falhas, uma ou outra obra de apoio (para pesca e actividade náutica) e a Ria de Aveiro não estava como há 20 ou 30 anos. Estaria bem pior.
Ainda assim, fica a impressão que ao longo dos últimos anos o maior esforço político tem sido de inventar saídas airosas para adiar decisões que possam, realmente, resolver os problemas da laguna.
A cartada da tal Polis para a Ria chegará para isso ?


Aveiro / Região | 13-NOV-2007 20:00
Élio apoia modelo "Polis" para a Ria de Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro mostrou-se agradado com a decisão do Ministério do Ambiente de replicar o modelo do programa Polis aplicado na cidade para futuras intervenções na zona da Ria de Aveiro.
Élio Maia “apoia e aplaude” o modelo de unidade gestora para a Ria de Aveiro através do conceito “Polis Ria de Aveiro”, o que, sublinha, vai ao encontro das soluções preconizadas pela autarquia

Aveiro | 18-ABR-2007 12:17
Presidente da Câmara intercede pela Ria de Aveiro junto do ministro do Ambiente

O presidente da Câmara de Aveiro alertou hoje o Ministro do Ambiente para o estado de "abandono" a que a Ria de Aveiro está votada, desde que deixou de estar sob a jurisdição da administração portuária.
O autarca aveirense falava na Universidade de Aveiro durante a sessão de abertura da 9ª Conferência Nacional do Ambiente (9ª CNA) que decorre até dia 20.
"A nossa ria é o património mais valioso que temos neste espaço em termos ambientais e económicos, está completamente a saque há seis anos", lamentou Élio Maia, lembrando os compromissos, ainda por cumprir, de "dois Primeiros-Ministros e um Presidente da República" para o aparecimento de uma entidade de gestão integrada.

Aveiro | 09-SET-2006 14:58
Presidente da AMRIA prevê criação de entidade de gestão em 2006

O presidente da Associação dos Municípios da Ria (AMRIA) manifestou hoje a esperança de ver concluído “até ao final do ano” o processo tendo em vista a criação de uma entidade para a gestão integrada da laguna.
Segundo Ribau Esteves, existe da parte do ministério do Ambiente “trabalho e empenho” para “fechar em 2006 este dossiê” ao abrigo da nova lei da água.

Aveiro / Região | 05-MAI-2006 13:00
Competências de gestão da ria podem ser delegadas em "consórcio" - ministro do Ambiente

O ministro do Ambiente defendeu hoje, em Estarreja, a criação de um "consórcio" para assumir, por delegação de competências, a gestão da Ria de Aveiro.
Francisco Nunes Correia enquadrou a medida no âmbito da futura Administração Hídrica Regional do Centro (AHRC), admitindo o envolvimento de autarquias, associações ambientais e mesmo empresas.

Aveiro / Região | 13-JUL-2005 22:50
Gabinete da Ria reequacionado

O ministro do Ambiente evitou comprometer-se com o projecto do anterior Governo que previa a criação de um gabinete para a gestão integrada da Ria de Aveiro.
A proposta do anterior Governo do PSD, que aprovara uma resolução para a criação do gabinete de gestão integrada da Ria de Aveiro, pode não ter 'pés para andar'.
De visita à cidade onde veio conhecer os investimentos do programa Polis, Francisco Nunes Correia não quis pronunciar-se em pormenor sobre a questão que assumiu “ser complexa”.

Aveiro | 26-ABR-2004 23:53
Gabinete da Ria não satisfaz

A criação do Gabinete para a Gestão Integrada da Ria de Aveiro, anunciada pelo Primeiro-Ministro durante o encerramento do Congresso da Ria, no passado dia 23 de Abril, mereceu críticas durante a reunião da Assembleia Municipal de Aveiro que teve lugar segunda-feira à noite .
A nova estrutura funcionará em Aveiro dependente do Ministério do Ambiente com várias competências descentralizadas, entre as quais a gestão hídrica e a articulação de políticas de organismos intervenientes nas problemáticas lagunares.

Aveiro / Região | 07-FEV-2004 01:25 | Sons
Ria de Aveiro vai ser "gerida a partir de Aveiro" - Durão Barroso

A Ria de Aveiro será dotada de uma entidade de gestão com sede local, anunciou Durão Barroso durante um jantar partidário, em Aveiro, após a inauguração da sede distrital do PSD.
A medida, disse o Primeiro-Ministro, decorre da "grande aposta" do Governo na descentralização. "A Ria de Aveiro vai ser mesmo gerida a partir de Aveiro. É um sonho de gerações que se tornará realidade", afirmou perante cerca de 1500 pessoas no recinto de feiras.

Aveiro / Região | 20-JAN-2004 13:46
Sampaio no distrito para dar ânimo ao País

O País está a precisar de "ânimo" para tirar partido das capacidades, mesmo "em tempos difíceis". É esta a mensagem que o Presidente da República quer passar durante a visita de 3 dias ao distrito de Aveiro hoje iniciada na Murtosa.
No arranque de um périplo de 3 dias para visitas a autarquias e empresas, o Presidente da República juntou a sua voz aos autarcas ribeirinhos, com quem almoçou, que reivindicam uma entidade para a gestão integrada da ria.

Aveiro / Região | 28-MAI-2003
Amria volta ‘à carga’

O presidente da Associação dos Municípios da Ria (Amria) reafirmou ao novo ministro das Cidades, Ordenamento e Ambiente a urgência de colocar a laguna sob a tutela de uma entidade de jurisdição autónoma.

Aveiro / Região | 18-MAR-2001
Aveiro: DRIA sabe a pouco

O Departamento da Ria de Aveiro (DRIA), solução encontrada pelo ministro do Ambiente para definir um modelo para a gestão da Ria de Aveiro, não satisfaz o PSD.

Aveiro / Região | 17-JAN-2001
Ambiente: À espera do ministro José Sócrates

'Marcação em cima' ao ministério do Ambiente A Associação dos Municípios da Ria de Aveiro (Amria) não dá descanso ao ministro do Ambiente. José Sócrates recebe, desde Novembro, ofícios quase semanais.

Aveiro | 15-JAN-2001
Aveiro: Municípios desejam assumir gestão da ria

A criação de uma nova entidade pública com jurisdição sobre a ria de Aveiro levou os municípios ribeirinhos a pedir esclarecimentos ao Governo.

Sem comentários: