4.2.06

Geoparque

Um projecto muito interessante que pode colocar Arouca no mapa dos geoparques europeus.

2.2.06

O novo caminho de Águeda


É evidente que 100 dias de gestão camarária no início do primeiro mandato, ainda por cima quando coincide com um novo ciclo, não é tempo suficiente para a adaptação perfeita quanto mais para anunciar grandes projectos.
Em Águeda, a maioria PS fez um esforço para mostrar que a mudança prometida está a iniciar o seu caminho.
Gil Nadais, presidente eleito em Outubro depois de 30 anos de sucessívos executivos PSD, deu conta de algumas medidas tidas como emblemáticas mas pediu "calma" quando os jornalistas quiseram saber mais sobre alguns projectos. E na verdade não se pode exigir assim tanto. Para já.
A oposição social democrata também surgiu renovada para acompanhar os novos tempos.
De Águeda fico sempre com uma impressão cinzenta, que resultará, em grande medida, do peso industrial das ferragens e cerâmicas.
Mas os últimos anos de gestão do PSD não ajudaram a melhorar a imagem de um concelho que
necessita de ganhar os tons do rio, da pateira e da serra enquadrando janelas de modernidade que abriram-se aqui e ali .
(foto da Pateira de Fermentelos da autoria de João Quintela).

1.2.06

Publicación digital

Os jornais portugueses estão a precisar de um valente choque tecnológico para ver se seguem os bons exemplos do outro lado da fronteira: ABC | El Mundo | El Pais | La Vanguardia| El Periodico

Play lists para todos os gostos

Uma ideia interessante.

Fogos florestais

A "indústria do fogo" já não renderá tanto como no passado recente, por força das regras criadas para a venda de madeira queimada.
Representantes dos produtores florestais da região, que vêem anualmente grande parte dos seus rendimentos serem consumidos pelos incêndios, foram hoje desafiados a intensificar a prevenção. O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural lembrou os incentivos para a criação de sapadores florestais.
Só que a disponibilidade dos proprietários florestais, em anos recentes, não teve a correspondência prometida. É que as verbas atribuídas foram transferidas sempre com atrasos significativos quando o trabalho no terreno não pode esperar pela época dos fogos.

31.1.06

Desenvolvimento rural

A actividade agrícola não pode subsistir desenquadrada de uma estratégia mais ampla, de desenvolvimento rural, abrangendo o turismo rural, o artesanato e a defesa do ambiente, entre outras.
Na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos respira-se esse espírito. Apesar de todas as dificuldades que o mundo rural enfrenta, é indispensável dar-lhe condições para não acabar.

30.1.06

Empresas municipais

O ex-vereador Domingos Cerqueira escreve hoje no Diário de Aveiro um artigo de opinião sobre mexidas ocorridas na empresa municipal Aveiro Expo que terá, necessariamente, de merecer uma resposta camarária.

29.1.06

Goleada


3532 pessoas (!) assistiram, esta tarde, ao resultado mais expressivo do Beira-Mar até ao momento na Liga de Honra. Cada golo ficou ao preço de um sms a quem adquiriu os bilhetes de 2,5 euros.
Ninguém pode dizer que saiu mal servido do gélido Mário Duarte.
A verdade é que, apesar de liderar o campeonato, a equipa agora só ligeiramente aurinegra (sim, porque o preto está definitivamente em desuso no equipamento oficial) tardava em matar a fome de golos dos seus adeptos.
Inácio tem um desejo secreto, para além da ambicionada subida de divisão. Bater o seu recorde de jogos sem perder alcançado quando foi treinador campeão pelo Sporting. Mas não quer falar muito disso, para não dar azar !
(Foto de Pedro Ribau)