21.1.06

Feirense

Fui a Santa Maria da Feira, este sábado, assistir ao Feirense - Beira-Mar. Por força do vício, ouvi o relato através de uma rádio local. A verdade é que do jogo da Liga de Honra a dita transmitiu muito pouco do que seria de esperar. Isto por força das interrupções motivadas por "tempos e resultados" bem como de golos nos vários campos de futebol onde estavam equipas do concelho.
A rádio estava em todas! Dos nacionais aos distritais. Nunca ouvi tal coisa.
A Feira, com as suas 31 freguesias, dá-se ao luxo de sustentar várias equipas em escalões nacionais, já para não falar nas amadoras.
O que me deixou a pensar: os orçamentos daqueles clubes todos juntos, principalmente os mais importantes (Feirense, U. Lamas, Lourosa, S. João de Ver, etc.) , dava para manter, folgadamente, uma equipa competitiva na Superliga.
Aparentemente, os bairrismos tornariam esta ideia uma anedota. Mas é pena. O Feirense tem feito um trabalho interessante nos últimos anos, nomeadamente criando infra-estruturas (centro de treinos) que fazem inveja a muitos clubes nacionais.
Com resultados desportivos, poderá ganhar balanço para dar à cidade um estádio como já merece.

Blogues e jornalismo (cont.)

Caríssimos Nuno e Pedro,
Os vossos (excelentes!) blogues são, de facto, informativos.
O que eu digo é que jornalismo é algo um pouco mais exigente do que apenas informar ou opinar. E isso tem regras.

20.1.06

Economia

"Volkswagen decide produzir novo modelo de automóvel na Autoeuropa" (Agência Lusa)
Esta notícia de hoje é a cereja no topo do bolo. A manchete do caderno Economia do Expresso reflecte o que se tem lido e ouvido nos últimos dias. Só espero que não seja fruta da época.

Notícias e jornalismo

É comum encontrar nos blogues "notícias". E até algumas cachas.
Aqui, por exemplo, confesso, foi a primeira vez que vi o ferry. Mas não quer dizer que os autores estejam a fazer jornalismo. Nem acho muito feliz chamar a isso, como agora é muito comum, "Citizen Journalism" (jornalismo participativo). Pode ser outra coisa, agora jornalismo acho que não deve ser.
Uma coisa é certa: muitos bloguers bem informados dão "notícias" e já rivalizam em grande medida com a imprensa escrita e falada que não parece ter a capacidade de resposta que devia.

Antena 2

Muito interessante a "nova" Antena 2 da RDP.

19.1.06

Garcia Pereira

Fou uma sessão de esclarecimento à moda antiga. Garcia Pereira não se mostrou incomodado pela plateia reduzida que o aguardava na Junta de Freguesia de Cacia. E falou durante mais de duas horas seguramente.
O candidato apoiado pelo PCTP/MRPP (uma escola partidária do inicio da nossa democracia onde começaram muitos dos actuais protagonistas deste País) tem, de facto, muita experiência política e é um bom comunicador.
Mas não chega para cativar mais do que algumas décimas de eleitorado em todas as eleições a que concorre.
Apesar de andar em campanha com parcos recursos (faz do carro a sede da candidatura), ser esquecido pelos meios de comunicação social (como aconteceu notoriamente na organização dos debate na TV) e ostracizado pelos outros candiditados, este advogado especialista em causas laborais, que é temido por muitos patrões, não desiste.

18.1.06

Cavaco Silva

Cavaco Silva surgiu em Aveiro com o estado de espírito daquelas equipas de futebol que levam vantagem no marcador e ocupam os último minutos a gerir o tempo à espera do apito final.
Mesmo com os adversários a bombear bolas para a pequena área na tentativa de reduzir a desvantagem, o rigor defensivo do ex-Primeiro-Ministro, que entretanto abdicou de atacar os adversários, poderá ser suficiente para garantir a vitória da segunda tentativa nas presidenciais.
Cavaco Silva teve a maior recepção da campanha de todos os candidatos que vieram ao distrito, numa manifestação de força eleitoral que será proporcional à desilusão no caso do embate não ficar resolvido na primeira volta.

17.1.06

Ambiente pré-eleitoral

Anúncios de investimentos, inaugurações, visitas. Têm sido dias com muitos sorrisos e notícias aparentemente boas. O Governo esforça-se por dar um bom ambiente pré-eleitoral ou é impressão minha?

Francisco Louçã

A candidatura presidencial de Francisco Louçã confunde-se com o Bloco de Esquerda. Dificilmente aconteceria de outra forma.
O comício em Santa Maria da Feira, segunda-feira à noite, deixou muita gente à porta da biblioteca municipal mobilizada também pela presença Sérgio Godinho para um interlúdio musical antes do discurso de fecho.
Depois das cantigas, ouvem-se apelos à "luta popular" e reclamam-se políticas verdadeiramente socialistas.
Fala-se do "povo trabalhador".
Poderia ser um comício do PCP que poucos notariam a diferença. Aliás, muitos dos rostos bloquistas são comunistas desiludidos que ganharam novo ânimo.
O que tem, afinal, o Bloco de diferente ? O recuperar de valores e utopias desgastados pelo PC embrenhado durante muito tempo na sua ortodoxia, a forma de comunicar que passa bem nos jovens universitários (Louçã é nisso um mestre), o ideal revolucionário e uma pitada de marketing explicam em parte que esteja a vingar no panorama político nacional.

16.1.06

Manuel Alegre

Entre os apoiantes que acompanharam hoje Manuel Alegre na passagem pela cidade de Aveiro contaram-se, sobretudo, socialistas ou próximos do PS que resolveram não seguir a orientação do partido.
A campanha do deputado poeta não tem máquina partidária por trás, funciona com muito voluntarismo e procura o simbolismo, como aconteceu ao inicio da tarde na evocação dos "mártires da liberdade".
Mesmo sem arrastar multidões nas ruas, consegue 'bater' nas sondagens o irmão agora desavindo Mário Soares.
Se Alegre, de facto, valer mais nas urnas que o antigo Presidente da República, imaginem o que teria sido fazer a campanha com a ajuda do PS.