18.3.06

Auditoria

Com a anunciada visita da IGF, a auditoria externa a contratar pela Câmara poderá ser desnecessária. Pelo menos, poupavam-se 150 mil euros. Segunda-feira o presidente Élio Maia deverá dizer alguma coisa. Se não se souber antes.

16.3.06

Biblioteca de Santa Maria da Feira

A biblioteca de Santa Maria da Feira foi apresentada como um modelo exemplar de gestão autárquica. Tanto assim é que está em vias de certificação. Algo inédito num serviço público, quanto mais de leitura pública. Na verdade, a biblioteca transformou-se num fervilhante pólo de difusão cultural que ambiciona cumprir outras funções ligadas ao conhecimento. Parece estar no bom caminho! Mais um motivo (entre muitos) para rumar à terra do castelo.

Comércio tradicional electrónico

O comércio tradicional vai ter mais uma boa oportunidade com o novo programa de webização que o Governo apadrinhou.
Aquando da primeira fornada do Aveiro Digital, fez-se uma ambiciosa tentativa de colocar as lojas de proximidade a promover e vender on-line.
O comércio electrónico, com as suas especificidades (o que vender, modos de pagamento, etc.) é um grande desafio. Por isso, muitas experiências fracassam ou, pelo menos, não atingem os objectivos.
Aproximando-se uma nova vaga de investimentos, será importante aprender com algumas experiências interessantes .

15.3.06

Limites da opinião

Este blogue é de opinião livre mas, como tudo, tem os seus limites.
Desde logo, respeito pela verdade e o bom nome de eventuais visados (pessoas ou instituições).
Se formos simplistas, resume-se tudo às mais elementares regras de boa educação que aplicam-se ao autor bem como a quem comenta.
Há dias, num post sobre a Simria, o autor do blogue foi visado com uma reacção grosseira por causa de um episódio que era contado envolvendo o nome do administrador-delegado.
Apesar de escondida no anonimato, aquela referência teve um mérito. Obrigou a reler o que tinha escrito. Após algum tempo de reflexão, entendo que o post (por poder continuar a ser mal interpretado) e o comentário (por usar termos inaceitáveis, apesar de ter as costas largas) não deveriam continuar on-line. Por isso, foram retirados. Aqui fica o pedido de desculpa ao visado e aos leitores.
Voltem sempre.

Pontes & Vírgulas


"Pontes & Vírgulas" sai na próxima semana.
A nova revista da Câmara era uma promessa eleitoral. E a maioria PSD-CDS/PP não perdeu muito tempo para cumprir.
Uma publicação sem custos, como garantiu o presidente Élio Maia na apresentação. Os mecenas também estiveram presentes.

Maternidade

Não haverá volta a dar. É difícil encontrar argumentos para manter uma maternidade em Oliveira de Azeméis quando o hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, foi um dos maiores investimentos ao nível de saúde na região durante os últimos anos. E só fica a 15 minutos.

14.3.06

Serviços de saúde

Os critérios que o Ministério da Saúde deve seguir para restruturar os serviços de maternidade dos hospitais, a serem adoptados, implicam o encerramento da maternidade do hospital de Oliveira de Azeméis. Como aconteceu em outros hospitais da região no passado mais recente (Ovar, por exemplo).
Mas assumir estas medidas é sempre um problema para os políticos.
Fernando Regateiro, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, fez tudo para não ser citado com a frase fatal quando confrontado com o assunto em Aveiro, segunda-feira à noite.
"É o jornalista que está a concluir, não eu", avisou esquivando-se a tirar conclusões dos dados que apresentara antes.

13.3.06

Rota da Luz

Pedro Silva está cheio de dinâmica para mexer com a Rota da Luz. Mas para vingar boas ideias, que também existiram no passado, é necessário dinheiro. E as receitas da região de turismo normalmente não dão para muito mais do que as suas próprias despesas correntes. Além disso, ninguém sabe muito o qual o novo modelo que o Governo quer adoptar para as regiões de turismo.

12.3.06

Beira-Mar

Augusto Inácio chegou à sala de imprensa chateado com o inesperado empate com o Barreirense e resolveu descarregar em quem estava mais à mão. "Antes de mais, parabéns à imprensa que está em peso ao contrário do que acontece quando ganhamos", desabafou antes de responder às questões.
Um gesto de má educação que atingiu mais os camaradas visitantes (por sinal em maior número do que é habitual) do que os de Aveiro, a quem por vezes o treinador do Beira-Mar faz estes mimos. Por isso, a imprensa local nem lhe deu troco. E lá passou a fazer a análise do jogo que, diga-se, não esteve muito longe do que aconteceu, embora pintada em tons mais suaves.
É natural que Augusto Inácio ande nervoso com a falta de rendimento da equipa nos últimos jogos em que não fez melhor do que somar empates. Mas quem já foi treinador campeão nacional pelo Sporting, deveria saber lidar melhor com a pressão e não tratar mal quem, manifestamente, nada tem a ver com o caso.
A não se ser que o estranho "stress" (eventualmente resultante da equipa ocupar há tanto tempo a liderança da tabela classificativa) também esteja a atingir o timoneiro.
O próximo jogo, na Vila das Aves, será importante para dar um abanão a mal ou a bem ao grupo.