28.10.06

Buba

Buba obrigou-me a rescrever, por duas vezes, este artigo . E com a ajuda do camaronês, ficou com um final feliz.

CMU-Portugal

O que terão pensado os americanos da CMU que foram obrigados a ouvir quase duas horas de discursos antes da assinatura do acordo com o Governo português que teve lugar hoje em Aveiro. Se não fosse o que o Governo lhes vai pagar, talvez não aguentassem tanto cerimonial.
Foi, obviamente, um exagero, que teve ainda como extra uma prática que começa a ser regra: levar ao palco, em beija mão, aqueles que são contemplados, ou tenham em vista, apoios.
O Primeiro-Ministro chegou a toda a velocidade para não ouvir assobios de sindicalistas, teve umas tiradas em inglês e antes de rumar a outras paragens fez uma breve declaração que queria ver reproduzida com mais enfânse: aceita as críticas e as manifestações "respeitosamente" mas não é isso que o fará mudar de rumo. Veremos até quando.

26.10.06

O casaco de Inácio

Augusto Inácio foi hoje surpreendido quando fazia a antevisão do jogo com o Sporting.
À segunda pergunta, os operadores das camaras das televisões pararam a conferência de imprensa e pediram ao treinador para despir o casaco, porque nas imagens os efeitos do tecido iriam fazer "parecer que estava cheio de caspa".
Inácio respondeu que não se incomodava e até gracejou que poderiam aparecer interessados em que fizesse um anúncio para shampoo anti-caspa.
Mas perante a insistência, especialmente de uma reporter de imagem, cedeu.
"O casaco custou-me 75 contos e a camisa 5, mas vou tirar. Até fico mais pitinho", disse no meio de uma gargalhada geral que fez desanuviar muito o ambiente tenso que se respira por estes dias no Beira-Mar.

Músicas

Certamente não serão as mesmas pessoas mas não deixa de ser surrealista.
Há muito que ouço durante parte do dia música do prédio vizinho.
Uma pianista passa horas, normalmente à tardinha, a praticar.
Agora, ao fim da manhã, chegam-me batidas de uma daquelas muitas variedades tecnho que até lhe perdemos a designação certa.
Nota-se que é ensaio e experimentação, eventualmente de algum DJ ou candidato a tal posto.

24.10.06

Correia de Campos

O ministro da Saúde é do estilo toca e foge: surpreende com declarações controversas, como tem acontecido amiúde, e depois recusa explicações ou comentários quando abordado por jornalistas.
Hoje, em Águeda, já estava a entrar no carro quando aceitou falar com a comunicação social.
Mas avisou, logo, "não há perguntas insidiosas" dos jornalistas no final, do tipo "já agora" e lá vem a questão 'à margem´' . Não valeu a pena tentar, que ele foi-se e nada mais disse.

Negócios

Bancos, telecomunicações, energia, imobiliário são das actividades mais rentáveis neste País.
Aos olhos dos consumidores, aparecem também como os sectores com mais rédea larga para impor, não raramente, todo o tipo de regras, cláusulas e custos a descambar para o abusivo.
Os governantes são quase sempre subservientes ao poder e influência destes negócios que deviam regular em defesa do interesse público. Porque será ?

23.10.06

Urgências

Cada dia que passa o relatório dos peritos que desenharam a reforma das urgências hospitalares perde credibilidade. Será que o ministro da Saúde vai ter respostas para estas e outras questões que têm sido levantadas ? A reorganização dos serviços deve avançar, mas não a qualquer custo.

Himalaia

Sala cheia, esta tarde, na sessão pública da Câmara de Aveiro.
Uns quantos sinais obrigatórios atrasaram e muito a reunião.
O trânsito na rua Cabo Luis apanhou a maioria em contra mão e o vereador Capão Filipe teve de fazer marcha atrás, de modo a apaziguar os mais queixosos.
Até o presidente da Câmara, que é um adepto desta governação de proximidade pareceu aliviado quando a luz passou a verde.
"Não é fácil com este Himalaia, mas assim vamos corrigindo", afirmou antes de anunciar "um intervalo para respirar".

Agrovouga

Não desgostei do novo figurino da Agrovouga. De facto, parecia estar tudo bem organizado, com menos 'feira' e stands mais profissionais. Boa solução a que foi adoptada para ter os animais ao vivo. Compensará, mesmo assim, mudar do Verão, em que se passavam horas no recinto, para uma altura em que o mais certo é a chuva encurtar a estadia ?