16.11.06

Turismo

O Governo parece determinado em mexer nas Regiões de Turismo , tanto do ponto de vista geográfico como de competências.
As informações apontam para a agregação de Regiões e Juntas de Turismo em novas entidades, mais amplas.
A Rota da Luz deverá também sofrer mudanças, eventualmente até deixar de existir nos moldes actuais para ser englobada pela futura Agência de Promoção Turística do Centro Litoral.
O que se teme é que, perante este quadro, Aveiro e a sua região mais próxima fique a funcionar como uma mera sucursal e prejudicada no relacionamento entre as várias forças regionais que já têm motivado críticas, por exemplo, nos apoios atribuídos pela Agência de Promoção Turística Centro Portugal.
A confirmar-se as alterações em vista, a actual comissão executiva assistirá a uma machadada ingrata na estratégia montada em termo recorde para garantir a continuidade da Rota da Luz.

14.11.06

Nevoeiro

O nevoeiro defraudou as (grandes) expectativas das altas chefias militares, que tinham preparado, com muito afinco, as presenças do Presidente da República e do ministro da Defesa Nacional para encerrar esta terça-feira o mega-exercício Lusíada 06 realizado nos últimos dias entre Ovar e S. Jacinto.
A comitiva oficial que vinha de avião de Lisboa ficou em terra e o 'espectáculo' final montado pelas Forças Armadas não teve a projecção desejada.
Politicamente, as más condições climatéricas não podiam ter acontecido em dia melhor.
O ministro Severiano Teixeira evitou ser confrontado com as reivindicações dos militares que quase fizeram ofuscar o exercício.
E Cavaco Silva escapou-se, até ver, a comentar alguns trechos que lhe serão menos favoráveis do livro de Santana Lopes dado à estampa por estes dias.

13.11.06

Internet

A Internet tornou-se, entre muitas outras coisas, um refúgio para gente excluída , pelas mais diversas razões, da rádio. Chegam-nos em formato podcast a navegar sem ter outra bandeira de conveniência que não a da liberdade.
A Íntima Fracção de Francisco Amaral sobreviveu assim à ditadura das playlist.
E também não é preciso usar o sintonizador para reencontrar Sena Santos num registo que lhe é característico, mas sem necessidade do ritmo frenético que imprimia a animação informativa.