3.2.07

Artist of the Week (3/2/2006)

Carlos Bica & Azul - Password

2.2.07

OK & KO (2/2/2006)

OK

» O deputado do PS Afonso Candal foi a Ílhavo há uns tempos e antecipou a medida há muito reclamada que o Governo agora oficializou. Estar na Assembleia da República não é só para fazer número e o líder distrital socialista continua a mostrar que tem boa capacidade de influência junto do Governo.

KO

» Quem quer tramar Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo eleito pelo PSD?

» A bolsa de apostas não é, definitivamente, favorável ao Beira-Mar. A chegada do parceiro espanhol expôs o clube em várias ocasiões ao ridículo, que acabaram por gerar momentos de comédia. Só se deseja que os episódios finais não sejam de puro drama. Mas a esperança é a último a morrer e no futebol é possível quase tudo.

Cultura feirense

O cartaz do cine-teatro António Lamoso vai estar muito preenchido este ano. A autarquia local pretende tirar o máximo partido da sala, no âmbito da política cultural.
A programação mantém iniciativas recreativas e culturais com provas dadas e muito público garantido.
A Feira não é só um nó da auto-estrada e procura dar aos seus habitantes razões para viver no concelho.

31.1.07

Recer

A Recer é hoje em dia muito mais do que uma empresa que produz cerâmica. Do barro passou ao know-how fabril, domina a engenharia e tem recursos próprios para marketing e força de vendas. Diversificou sem deixar a fileira. A empresa com sede em Oliveira do Bairro está em várias frentes e as encomendas de serviços chegam mesmo...da concorrência. Pronta para seguir o seu caminho iniciado há 30 anos, sem aderir ao movimento de concentração que está a agitar o sector com alguns rumores que a confirmarem-se vão causar surpresa.

29.1.07

Águeda

Águeda deve ser um dos concelhos da região com maior potencial... desperdiçado. Económico, turístico, ambiental. Algumas correcções assumidas pela actual Câmara podem ajudar a dar uma imagem melhor. Mas pode não ser suficiente se não o impulso não foi maior para Águeda recuperar a dinâmica que já teve no contexto regional.

Riscos

Para ter eficácia política e partidária, a oposição precisa de ter um presidente de Câmara mais interventivo, que assuma na primeira pessoa os actos de gestão.
Ora Élio Maia não ajuda nada, porque tem sido avesso a protagonismos e geralmente deixa aspectos mais concretos para os vereadores da coligação.
Não será muito habitual, mas em Aveiro tornou-se um hábito.
Não é grave que a coligação e o primeiro eleito para a Câmara optem por uma governação low profile. Mas é um risco. Quem não aparece não é lembrado.
As consequências serão escrutinadas com o passar do tempo pelos cidadãos.
O que o actual executivo fizer em 2007 será determinante para o resto do mandato.
Este período de apagamento mais recente, que dura desde a Assembleia Municipal de 8 de Janeiro, está a gerar expectativa em alguns e desconfianças em outros.
Aguarda-se pelo que aí vem.

Teatro

O vereador Pedro Ferreira jurou a pés juntos na última Assembleia Municipal que foi invenção dos jornalistas as notícias sobre a privatização do Teatro Aveirense num pacote de concessões e rendas que envolve grande parte dos serviços municipais.
Aparentemente, desde então ainda não terá conseguido descansar a directora-geral do Teatro Aveirense, Maria da Luz Nolasco, que entrou em pânico desde as primeiras informações veiculadas pela comunicação social.
O que tanto receia a antiga vereadora do CDS que a actual maioria de direita colocou à frente da sala?
A verdade é que sem os subsídios de milhares de euros à exploração (directos e indirectos) a empresa municipal dificilmente poderia manter-se de portas abertas.
O funcionamento numa lógica privada, poderia ter grandes implicações na programação, deixando de parte, por exemplo, eventos com menos apetência de público.
Mas a autarquia também poderia manter uma espécie de obrigação de serviço público, mediante contrato-programa com o concessionário, aliviando o peso do funcionamento do teatro no orçamento municipal. Ou mesmo tendo a seu cargo a organização dessas iniciativas, sem grande parte dos custos actuais.
Salvaguardado devidamente o interesse público, não viria daí mal de maior.