1.9.12

Se Coimbra é "capital", Aveiro é um mundo!

"Existem direções regionais no País inteiro, existe a região Centro cuja capital, gostem ou não gostem, é Coimbra".  Celeste Amaro, diretora regional da Cultura.



A Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC) assumiu as rédeas do Museu de Aveiro envolta em grande polémica local.

Perdido o estatuto, mesmo que não fosse oficial, de museu nacional, que dependia dos serviços centrais do ex-Ministério da Cultura, via o entretanto extinto Instituto dos Museus e da Conservação, Aveiro vê-se agora sob alçada de um serviço desconcentrado, com uma orientação com outras tentações, nomeadamente políticas.

Apesar das críticas e receios, a diretora regional e o coordenador da rede quiseram ser simpáticos e ouviram-se elogios ao "melhor museu" da rede regional, que tem uma ligação "muito especial" à comunidade, pela devoção religiosa, além de ser no seu funcionamento o que "mais receitas" consegue gerar. 

A nova diretora, que consegue chegar à função de maior responsabilidade do Museu de Aveiro com uma recente experiência na área (jurista no gabinete para o centro histórico de Coimbra), quase nada disse a não ser que ninguém lhe perguntasse nada, porque ainda não estava em funções.

Para o futuro próximo, a diretora regional e o coordenador da rede deram quase sempre como exemplo a seguir o que garantem ser a boa gestão de...um monumento nacional, o Mosteiro de Santa Clara-A-Velha, em Coimbra (onde a nova diretora de Aveiro também fará uma perninha de supervisão), que teve uma valorização ao ser instalado ali um centro interpretativo.

Resta saber o que vão fazer com um verdadeiro museu entre mãos.

A primeira iniciativa em Aveiro, o que não deixa de ser sintomático, é acolher uma exposição do Mosteiro de Santa Clara!

31.8.12

Aveiro a dois tempos


Na mesma rua, a sinalética que ajuda quem anda a pé pela baixa da cidade e o estado lastimoso de um candeeiro (felizmente, excepção à regra de manter as floreiras bem tratadas). 
Não deixa de ser o paradigma de um município que tem andado a dois tempos e caminha para o final do segundo mandato com dificuldades em acertar o passo.