22.10.05

Obrigada dr. Alberto Souto

Alberto Souto entrega este sábado às chaves da Câmara a Élio Maia.
Com a azáfama dos últimos dias de campanha e as arrumações forçadas pela derrota eleitoral tem-se esquecido de nos escrever algo (é coincidência o template escolhido para o blog Já Agora ser igual !).
Da minha parte dr., obrigada por tudo e desculpe qualquer coisinha mais incómoda nestes últimos oito anos de sã convivência jornalística.
Como homenagem sincera, recordo aqui, provavelmente, o momento mais marcante dos seus mandatos. O registo sonoro é uma declaração feita ao meu amigo Jorge Maia, em directo, na antiga rádio Moliceiro.

Mudança no site da CMA

O site da Câmara de Aveiro, estranhamente, não dava notícia da transferência de poder. Mas alguém teve o cuidado de apagar a antiga vereação de véspera.
Mais eficazes foram os serviços da Assembleia Municipal que fizeram já o favor de dar posse à minha conterrânea a quem desejo votos de felicidades no cargo.

Monk & Coltrane em 1957

"Thelonious Monk Quartet with John Coltrane- At Carnegie Hall (Blue Note)". Esta
gravação é de 1957 e terá sido descoberta por acaso algures num monte de fitas velhas.
Ando a ouvir o CD e, de facto, é um registo histórico com uma qualidade magnífica.

21.10.05

Bor Land

O que é nacional é bom. Muito, muito interessante! É o mínimo que se pode dizer da editora portuguesa Bor Land.

20.10.05

Canal S. Roque antes de polisado

Alguém ainda se lembra do canal de S. Roque antes de polisado ?
Nem era assim tão feio, pois não ?

Presidênciais

Mário Soares, respeito-o pelo papel que teve na consolidação da democracia portuguesa. No entanto, acho que dificilmente será mais do que a curiosidade destas presidênciais.
Cavaco Silva, respeito-o pela forma como governou o País nos primeiros anos da sua década de Primeiro-Ministro. Aa verdade é que ainda hoje, tanto tempo depois de ter sido derrotado por Jorge Sampaio, não o consigo imaginar como Presidente da República. E tamanho calculismo já evidenciado não sei se ajuda.
Manuel Alegre, respeito-o mais não fosse pela coragem política e a nota de romantismo que faz transparecer da sua candidatura. Resta saber até onde conseguirá ser apelativo e tornar-se na surpresa da campanha.
Jerónimo de Sousa e Francisco Louça, respeito-os também, mas, para já, não contam para nada. E a não desistirem, fazem um favor ao alvo que ambos mais desejam abater.

Passagem de testemunho

Confesso que não acreditava. Mas o povo assim quis. E sábado logo pela manhã Élio Maia lá vai ser empossado presidente da Câmara de Aveiro. Não vou poder assistir à passagem de testemunho, com pena.
No meu currículo já tenho alguns episódios locais interessantes. Ainda acompanhei a ponta final dos sucessivos mandatos de Girão Pereira que após duas décadas de poder no município partiu deixando o professor Celso Santos ao "leme" da barca. Depois o CDS perderia a Câmara para Alberto Souto e a nova maioria PS assumiu o poder que agora devolve. Funcionou a alternância democrática, que é um remédio santo para muitas doenças.
Alberto Souto, não vale a pena esconder, deixa, apesar de todas as justas críticas que lhe possam ser feitas, um legado impressionante para apenas oito anos. E já se prepara o reconhecimento da obra feita. Será também uma forma de entusiasmar o futuro vereador com mandato suspenso para outros voos que o partido, certamente, lhe reserva.
De Élio Maia, assumo, só espero que me surpreenda pela positiva. Porque as expectativas, por agora, não são muitas.
Já agora, felicidades para todo o novo elenco!

PIDDAC da treta

Chama-se Plano de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC). É uma das tretas anuais que vem com o Orçamento de Estado. Ninguém acredita. Nem os que prometem financiar, nem os que vão receber.