16.2.07

Sinaleiro

A sinalética do Cabo Luís deixou o vereador Miguel Capão Filipe num beco sem saída. O presidente da Câmara só mexeu num sentido mas passa a imagem que desautorizou o vereador do pelouro, que arrastou durante meses a polémica em torno dos sentidos do quarteirão mais controverso do concelho.
Élio Maia deverá desvalorizar a divergência no seio da coligação como já aconteceu em ocasiões anteriores (concessões, teatro). Afinal, neste executivo não há "seguidistas".
Mas ao não conseguir entender-se com o único vereador que já foi candidato à presidência da Câmara mostrou quem é o sinaleiro.

14.2.07

Luso


A Vila do Luso é ainda um lugar mágico, pela história, património e enquadramento paisagístico dado pela mata do Buçaco. As duas maiores riquezas da Mealhada, sem tirar méritos ao leitão assado e o vinho.
Luso é sinónimo de água e de vida, uma imagem de marca tão forte quanto centenária sem necessidade de falsos artificialismos de marketing e que agora a autarquia espera associar a novas actividades de lazer e bem-estar. A ideia parece boa numa altura em que o termalismo vira muito para SPA.
AUniversidade de Coimbra é uma escolha adequada para parceiro técnico e científco.
Já o empenho da Central de Cervejas, concessionária da Sociedade Água do Luso, está a gerar expectativa, já que há muito gente a responsabilizar a empresa pela decadência das actividades não industriais.

13.2.07

Vagos

A escolha de Vagos para a localização de uma ZING até poderá surpreender, atendendo a que outros concelhos da região possuem maior peso industrial. A opção tomada pela Associação dos Municípios da Ria terá mesmo causado alguns ciúmes.
Vagos ainda é hoje sobretudo um concelho agro-pecuário mas a oferta de zonas industriais tem atraído ao longo dos últimos anos muitas empresas, algumas das quais de grande dimensão.
E com os projectos anunciados bem pode tornar-se um dos principais núcleos industriais da região, ganhando posição perante outras localidades vizinhas.

11.2.07

Aborto

O referendo, mesmo não vinculativo, dá pretexto para os defensores do 'Sim' avançarem com o essencial de propostas em lista de espera na Assembleia da República para a despenalização do aborto. Sócrates usou a consulta popular como uma sondagem e agora vai agir mais seguro.
No distrito, o "Não" voltou a ser o sentido de voto da maioria dos eleitores. Portanto, não haverá aqui surpresa. O que reflecte o perfil social, religioso e até ideológico das suas populações habitualmente expressas nas eleições.
O julgamento das mulheres acusadas de aborto poderá ter tido, mesmo assim, algum 'peso' no reforço da votação do 'Sim'.