17.12.05

Raul Martins

Desentupiu.

16.12.05

Élio reaparece mas não fala

O presidente da Câmara de Aveiro foi dar um abraço a Cavaco Silva na inauguração da sede de campanha. Depois de muitos outros cumprimentos, recusou falar aos jornalistas. O silêncio é para durar até à próxima Assembleia Municipal.
É este o novo estilo presidencial que troca reuniões importantes da Câmara (a do pedido de empréstimo e a do plano e orçamento) por outros afazeres municipais ou que remete para os seus vereadores grande parte da intervenção pública. Definitivamente, as coisas mudaram. Para o bem ou para o mal se verá mais tarde.

15.12.05

Cavaco Silva

Cavaco Silva já não é um político profissional, de facto. Tornou-se uma máquina política.
Com andar robotizado e sorriso triunfal. Distribui beijos e abraços. Acena.
Na inauguração da sede de campanha na cidade de Aveiro, onde esteve numa fugaz aparição, encontrou uma pequena multidão (algum povo anónimo e muitos cavaquistas). E voltou a ensaiar o discurso da vitimização já ouvido durante a tarde em Santa Maria da Feira. Será que resulta ?

Vigo

A Associação de Desenvolvimento Regional do Entre Douro e Vouga levou esta semana os formandos do curso de dinamizadores de zonas industriais a conhecer o consórcio da zona franca de Vigo. Dois dias não terão chegado para ver tudo mas deve ter sido o suficiente para perceber o avanço que o mais importante pólo industrial galego leva em relação ao que se faz do lado de cá da fronteira.

Plano e orçamento

O presidente da Câmara de Aveiro não aprovou o plano e orçamento para 2006, por ter estado ausente da reunião em que os documentos foram analisados. A não ser que tenham sido motivos pessoais a impedir a sua presença, a falta pode ter um significado político: Élio Maia quis desvalorizar uma herança socialista que foi obrigado a assumir agora também como sua.
Mas no comunicado que escreveu para dar conta das linhas (muito gerais) do plano e orçamento teve, naturalmente, de reconhecer que o próximo ano será de continuidade. Conforme, de resto, já avisara.
Quanto aos números conhecidos causam alguma estranheza, pelo que tinha sido anteriormente por responsáveis autárquicos.
A discussão na Assembleia Municipal promete!
Actualização posterior: Ouvi o vereador do PS Marques Pereira justificar o voto contra. Se diz que o plano e orçamento é de continuidade, só poderia ter deixado passar os documentos. Afinal, está em causa o rumo traçado pelos socialistas. Não é assim ?

14.12.05

Crise

Muita gente pergunta "afinal onde está a crise ?" quando lê notícias de pacotes de férias esgotadas para o estrangeiro, das vendas recorde de carros de alta cilindrada ou assiste às invasões dos centros comerciais para compras de Natal.
"A crise", respondo eu, pode ser encontrada à porta do centro de emprego de Aveiro, por exemplo. Ela anda por lá, acompanha quem entra e sai. Não discrimina ninguém. Vêem-se muitos jovens, alguns com habilitações a mais para as oportunidades que encontram. Há desempregados (as) com as idades perigosas "dos quarentas e cinquentas" enfrentando uma sociedade que lhes parece querer vedar a existência.
Os semblantes mais tristes são de quem vai "meter os papéis" para o subsídio de desemprego.
As conversas andam à volta de empresas que fecharam, patrões que deixaram de pagar, rendas de casa em atraso, filhos para criar.
De panfletos nas mão, que alguns nem conseguem perceber bem o que dizem, tentam encontrar a saída do labirinto em que a vida se tornou.

13.12.05

Rota da Luz


A Região de Turismo Rota da Luz despertou o interesse a muita gente nos últimos tempos. Apareceu no roteiro político-partidário com a realização de eleições para a presidência da nova comissão executiva, de onde vai sair, após mais de uma década, Francisco Encarnação Dias.
Afinal o que motiva tantas possíveis candidaturas (3 ou 4 pelo que se lê) ?
O actual figurino das regiões de turismo e a forma como são financiadas não lhes dá margem para grandes iniciativas, a não ser manter postos de atendimento, lançar algum material promocional e subsidiar uma ou outra actividade.
A promoção turística que faz da região é, de resto, escassa. Nas últimas eleições autárquicas, o ex-presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto, deu conta dessa insatisfação.
O futuro das regiões de turismo surge sempre indefinido em notícias que vão circulando na tutela (Ministério da Economia).
O envolvimento da comunidade empresarial da região ligada ao sector também não se tem notado por aí além.
O voluntarismo do novo presidente poderá não ser suficiente para relançar a Rota da Luz.
Espera-se, no entanto, que o lugar não seja usado apenas para fazer turismo...

Beira-Mar

A actual direcção do Beira-Mar jogou à defesa na Assembleia Geral que apresentou as contas da época anterior.
Se desportivamente o último ano de Mano Nunes & companhia foi desastroso e com inúmeros episódios inacreditavelmente rocambulescos, no plano financeiro a palavra prejuízo volta a não constar do relatório.
O elenco agora em funções acabou por não atacar a herança e até subscreveu o exercício contabilístico (em que o presidente Artur Filipe diz não acreditar) para não espicaçar possíveis adversários e agitar as hostes. É uma espécie de empate que serve a todos.
Diz a direcção que o clube precisa de tranquilidade. Pode ser que ajude a equipa de futebol a não perder o caminho da felicidade que tem encontrado em campo e liderar a classificação, apesar de ainda não convencer totalmente quem está de fora.
Artur Filipe não precisava era de sair mal da Assembleia Geral que marcou o seu reencontro com os associados após as eleições.
Que diria o presidente e os seus correligionários se Mano Nunes tivesse convocado no passado uma reunião que fosse desprovida de um ponto para discussão dos habituais "outros assuntos para o interesse do clube" ?
É certo que a agenda era apenas relativa às contas mas Artur Filipe se tivesse recuado para ouvir os sócios em questão teria ganho o prémio fair-play e não veria escusadamente um cartão amarelo.

11.12.05

Cimeira e falhas de protocolo

A Câmara de Aveiro marcou pontos ao organizar uma cimeira sobre os projectos TGV e Ota . A defesa dos interesses da região imponha uma iniciativa destas que ganha visibilidade por acontecer na véspera do Governo anunciar mais algumas decisões sobre o projecto. O presidente Élio Maia fez um bom discurso de abertura. Já não esteve tão bem no desempenho protocolar. O edil saiu da mesa de honra onde estavam os alcaides de Ciudad Rodrigo e Salamanca (que vieram a Aveiro prestar solidariedade e juntar as suas vozes em defesa à ligação pelo eixo do IP5). Élio Maia ouviu os convidados espanhóis de pé e pouco depois acabou mesmo por ser substituído pelo vereador Miguel Capão Filipe, até então uma espécie de mestre de cerimónias na condução das intervenções. A maioria errou também ao não endereçar convites ao Governo (nem sequer o Governador Civil foi convidado) e aos deputados municipais (pelo que foi noticiado).
Os vereadores da oposição, pelo menos da parte da manhã, também não se viram por lá.

Alegre

Manuel Alegre, que passou o sábado na região de Aveiro, tem melhores condições para ser o candidato da esquerda nas presidenciais, se Cavaco não for eleito à primeira volta. Esta é a opinião dos jornalistas da imprensa nacional que estão a acompanhar o poeta na pre-campanha. Outra indicação que me foi dada durante o almoço de Alegre em Aveiro é que o ex-primeiro-ministro terá muitas dificuldades em ganhar à primeira com a esquerda dividida. Aqui já não terei tanta certeza.
Manuel Alegre foi a Águeda e Aveiro juntando na capital do distrito ao almoço uma centena de apoiantes mas muito longe do que, por exemplo, Jerónimo de Sousa conseguiu. Viram-se muitas pessoas que são do PS e também alguns activistas de sindicatos normalmente afectos ao PC.