10.1.07

Yazaki

A Yazaki Saltano foi um 'maná'. Mais de 2 mil pessoas, não só de Ovar, como de toda a região Norte do distrito arranjaram ali bons empregos.
Tão grande investimento deu bons anúncios e inaugurações com placas para os governantes descerrarem em pose triunfalista.
As fábricas absorveram jovens, sobretudo, atraídos por salários mais elevados do que em outros sectores. Formaram-se casais que assumiram encargos com casas e carros. Vidas que agora conhecem dias mais cinzentos.
Na grande maioria, além de cablagens, que não obriga assim a tanta ciência, pouco mais sabem fazer. É certo que laboraram em processos industriais de ponta, mas não são técnicos com muita procura no mercado, bem pelo contrário. O desafio é a reconversão profissional e isso leva tempo.
A multinacional já tem onde fabricar mais em conta e deu sinais que está de malas aviadas. O investimento nómada é assim. Pouca mais haverá a fazer para segurar grande parte dos postos de emprego.
A empresa quer sair a bem e, por isso, pôs o Governo com tempo ao corrente, montou uma autêntica campanha de relações públicas e tem lidado com o processo do despedimento colectivo em diálogo com os representantes dos trabalhadores, procurou até colocar alguns noutros locais. Nnão deverá fugir às suas responsabilidades legais nas indemnizações, quem sabem até dar um pouco mais para acalmar as hostes. E até poderá saldar todas as suas contas, mas ficará sempre uma dívida de elevado prejuízo social.

9.1.07

Soler

Paco Soler não acusou a responsabilidade na estreia como treinador-principal e logo fora do seu País. Pelo contrário, respondeu a tudo e sem rodeios.
Veio ao de cima a experiência de muitos anos como futebolista de alto nível num das melhores ligas mundiais. Resta saber se consegue, no banco, repetir o êxito que teve durante a carreira em campo.
A apresentação, com muitas perguntas pertinentes da imprensa, correu razoavelmente bem.
Antes, no primeiro treino, também não se notou que é caloiro. Com autoridade, foi directo na abordagem aos jogadores, mas cortês. Que o diga Ribeiro que levou já uma reprimenda por ter feito um toque em habilidade quando era aconselhável dominar o esférico com o peito....

O acordo com os espanhóis dominou as perguntas à direcção. O presidente Artur Filipe deu a sua palavra que o clube "nada perde" e deixou para o presidente-adjunto Caetano Alves a resposta às muitas questões mais técnicas.
Seria José Cachide, como que revigorado nas suas funções de gestor do planter depois de parecer ultrapassado pelos acontecimentos dos últimos dias, a rematar a conferência de imprensa rejeitando que o clube tenha sido "hipotecado" aos espanhós . O vice-presidente terminaria a brilhar, rodeado de jornalistas ávidos dos nomes dos reforços.

Já agora, como a imprensa de Maiorca está a noticiar a vinda dos espanhóis (aqui).

Beira-Mar - novo ciclo

Muito ruído em torno da parceria com os espanhóis, do treinador e de novos reforços "bombásticos". Mas também pode correr bem.

Câmara - 2007

A oposição tem os piores receios para 2007 a avaliar pelas GOP da Câmara aprovadas na Assembleia Municipal de Aveiro. Será um ano perdido, dizem PS, PCP e BE em coro.
Os partidos da maioria comungam das expectativas más com a diferença de acreditarem nas medidas do executivo para dar a volta aos obstáculos que enfrenta por todos os lados.
Se é verdade que muitos problemas foram deixados pelo elenco anterior do PS, nos próximos meses a coligação terá de mostrar mais capacidade de saltar as barreiras e começar a alcançar metas para driblar a marcação política e partidária cerrada.
Entretanto, continuam os ajustes como a nova periodicidade das reuniões de Câmara. A maioria PSD-CDS-PP continua a perder ilusões. São estas aparentemente pequenas coisas que mostram como o poder muda as pessoas.

7.1.07

Beira-Mar - jogadas de alto risco

O que se passa actualmente, fora das quatro linhas, envolvendo o Beira-Mar, só tem comparação com as fortes emoções do último ano do mandato de Mano Nunes, quando o Beira-Mar caiu na Liga de Honra após muitas trocas de treinadores e jogadores sem sucesso.
A confirmar-se a notícia da Rádio Terra Nova sobre a vinda de Soler, dá pena ver o que alguns altos responsáveis estão a fazer ao, até há poucos dias, amado e desejado Carlos Carvalhal (que bem se pode queixar de traição...).
José Cachide, pelo que disse e deu a entender, também não terá muitas condições para continuar em funções e pode levar às últimas consequências o que já ameaçou fazer.
O vice-presidente tem influência financeira no clube mas dinheiro parece não ser problema com a chegada de espanhóis, aparentemente com bolsos cheios.
Assistimos, por isso, a jogadas de alto risco que só há uma forma de terem sucesso. No futebol, tudo se esquece com vitórias.