16.2.06

PS

O PS de Aveiro começou a ruir, tão mal que estava. Por isso, mudou para um edifício próximo.
Estamos a fala da sede distrital e concelhia, claro. Nada de más interpretações!
Na concelhia de Aveiro, Raul Martins deu o passo em frente para ir a votos.
José Costa sai de cena, depois de ter sucedido a Filipe Neto Brandão que, após ter assumido funções de Governador Civil, deixou a actividade partidária mais visível de lado.
Resta saber se aparecem outros candidatos. As próximas eleições autárquicas ainda estão longe, mas a marcação de terreno pode começar já.
Na Federação Distrital, perspectiva-se um duelo de deputados. Afonso Candal, que foi derrotado por Alberto Souto em Março de 2003, deverá agora disputar a presidência com Gomes Amorim.
A candidatura do primeiro é normal, a do segundo não deixa de causar surpresa quando se perspectiva o avanço de Armando França. As facções são as mesmas, a não ser que surja em campo uma terceira via.

15.2.06

100 dias a Élio

Evidentemente que 100 dias de gestão camarária é um marco simbólico, mas o 'elan' que se imprime pode ser determinante. Élio Maia já fez a sua auto-avaliação. Nos próximos dias o assunto continuará a ser notícia.

A Ovarense fora do jogo

O triste momento da Ovarense colocado em Praça Pública.
Zangam-se as comadres e sabem-se as verdades, ou pelo menos algumas.
Manuel Ferreira (director desportivo) , e Carlos Brás (presidente) levam-nos para os estranhos meandros do futebol. Duas excelentes entrevistas que deixam muitos casos ainda por esclarecer. O clube está a bater no fundo.

14.2.06

A polivalência de Sá Correia

Foi a grande surpresa da lista que o 'dinossauro' do PSD Alfredo Henriques apresentou em Outubro passado. José Sá Correia garante que não é político mas aceitou ser vereador na Câmara de Santa Maria da Feira. Deu recentemente a sua primeira entrevista de fundo ao jornal Terras da Feira.
Sá Correia é um economista que esteve até ao ano passado ligado à administração da Philips onde fez grande parte da sua carreira profissional.
Paralelamente, tem desempenhado funções na direcção da Associação Empresarial de Portugal (AEP).
Já reformado da multinacional holandesa, lançou-se em alguns negócios com uma sociedade de empresários e políticos de Santa Maria da Feira para investimentos turísticos que estão a nascer no Brasil.
Na Câmara feirense tem a seu cargo o pelouro do desenvolvimento económico. Funções que continua a repartir com a AEP onde também é interlocutor da autarquia no mega projecto de ampliação do Europarque.
Parece algo estranho esta polivalência, mas na Feira não se levantam grandes ondas por isso.

13.2.06

Museu do Vinho e automóveis


Quem não conhece não deve perder uma visita ao Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia.
A exposição permanente vale a pena. Encontram-se por lá as raízes da região demarcada, a sua vivência ao longo do tempo e, em grande medida, o que é hoje.
Os responsáveis pela comunicação do museu têm a gentileza de me enviar regularmente informações sobre as actividades que são lá dinamizadas. Na verdade, é raro.
Estranhamente, nos últimos tempos (meses) parece que não terá havido nada mais importante do que uma acção de formação sobre condução segura (parece anedota mas não é) e uma equipa de rally que apoia nas corridas.
Será que o museu estará a ficar vocacionado mais para o automobilismo do que para o vinho ?
O espaço cultural viveu algumas atribulações na fase de abertura, com a saída do antigo comissário em discordância com a Câmara, e depois não voltou a conhecer a dinâmica prometida com algumas das primeiras actividades.

O senhor Pinto

Já passaram oito anos. Na primeira reunião pública da então nova Câmara de Aveiro, Alberto Souto ia tirando apontamentos enquanto ouvia atentamente um munícipe, de papel na mão, a falar no período antes da ordem do dia. O antigo presidente só começou a achar aquilo algo estranho quando as recomendações que lhe eram feitas para o novo mandato chegaram ao projecto de um aeroporto!
Ninguém avisara o recém empossado edil que aquela intervenção não era para levar assim tão a sério. Foi como uma praxe de caloiro.
A personagem, afinal, já era conhecida. Da minha parte, recordo-me dele no mandato em que o professor Celso Santos assumiu a presidência mas garantem-me que já era presença assíduo no tempo de Girão Pereira.
Os presidentes passam e o senhor Pinto continua. Ainda hoje, não perde uma reunião pública. E continua a levar a lista de recomendações, uma vezes mirabolantes outras mais sensatas.
Era, afinal, o pretexto das suas longas intervenções pois no fim aproveitava sempre para reclamar uma casa nova.
Mais precavido, Élio Maia pouco depois de tomar posse como presidente da Câmara lá recebeu o senhor Pinto que, de facto, não voltou a falar do lar que tanto ansiava.
Mas nem por isso deixou de marcar presença nas reuniões públicas onde, não raramente, se deixa entusiasmar ao ponto de ser mal educado e passar todas as marcas, mesmo com o desconto que é necessário dar a casos destes.
No anterior mandato, o vereador Domingos Cerqueira, que um dia ameaçou com a polícia para o tirar da Câmara, era o seu ódio de estimação. Ultimamente tem desancado na oposição ao ponto de até a direita sentir alguma pena e sair em socorro dos vereadores socialistas.
O senhor Pinto, que diz ter sido militar em África, espião e diplomata (daí, talvez, a estranha fobia das perseguições que denuncia de quando em quando), irrita profundamente mas também faz disparar gargalhadas quando fala das suas paixões por mulheres esbeltas de perna alta, insurgindo-se contra os preconceitos de que quem condena galanteios e piropos corteses.

12.2.06

Beira-Mar

Augusto Inácio parece que estará a ter algumas dificuldades para motivar a equipa que hoje fez o suficiente para ganhar.
Será que as vitórias sucessivas também causam algum tipo de relaxamento competitivo?
Quando o Marco empatou ouviram-se muitos assobios das bancadas bem compostas de gente. O puxão de orelhas desta vez até deu resultado.
A estrelinha da sorte esta época tem estado sempre com os aveirenses. Mas nas próximas jornadas, que podem ser decisivas, é preciso fazer algo mais pela vida.