25.2.11

Lavoura na Avenida

Não são as famosas hortas sociais de Aveiro.
O abate de árvores deixou muita terra para lavrar na Avenida Lourenço Peixinho. É tempo de preparar a próxima sementeira, ainda que estejam anunciadas para este ano ainda as primeiras obras de qualificação.
O que irá florir naquelas paragens?  

24.2.11

Em directo e ao vivo para os telemunícipes


Com uma mobilização de meios extraordinária a Assembleia Municipal (AM) de Aveiro estreou-se, com vaidade, na transmissão das sessões pela web. Já não era sem tempo, para uma das primeiras cidades digitais.
Três camaras, outros tantos operadores, uma regi recheada de equipamento e mais técnicos talvez se justifique para tudo correr bem na emissão histórica, por ser a primeira.
O sistema  esteve sempre no limite dos escassos cerca de 50 utilizadores permitidos, mas viram-se muitos deputados também ligados a ocupar lugar.
Com as rotinas das sessões (sempre demoradas e repartidas por vários dias) a mesa da AM e a Escola Profissional de Aveiro (que cede os meios técnicos e humanos), possivelmente, concluirão que não há necessidade de tanto, nem a Internet exige qualidade de televisão.
A emissão em contínuo é útil para quem se interessa pelos grandes debates políticos seguir as trocas de galhardetes no aconchego de casa e comentar animadamente no chat. Talvez os vogais se preparem melhor, fazendo mais trabalho de casa.
Ajudará também, em muitas das reuniões, quem sofre de insónias.



22.2.11

Água dura em pedra mole

As obras (anuais) de manutenção no que resta da praia do Furadouro, Ovar.
Este ano, incluem como bónus a reconstrução de uma zona dunar destruída para ser transformada em estacionamento.
Ainda terá salvação ?
Ou faça-se um corte a régua ao que está perdido, como aparece em estudos técnicos oficiais.

21.2.11

GNR passa a ter um quartel "General" em Arouca


A GNR de Arouca tinha o pior quartel do distrito de Aveiro. Agora é motivo de inveja entre a guarda.
A mudança tardou mais do que se previa por falta de ligação à rede eléctrica, mas a casa nova, inaugurada no sábado, com a presença do ministro Rui Pereira, está já operacional.

"Passou do 8 para o 88" como disse o pároco do Burgo após a bênção do novo edifício, um verdadeiro "quartel General".
O ministro que está por estes dias sob mais fogo cruzado entusiasmo-se de tal forma com a obra que afastou comentar quaisquer outras questões da sua tutela "para não desvirtuar" a cerimónia que até correu bem, ao contrário do que tem sucedido quando governa.