9.11.06

Crianças

Este ano voltei à escola primária, por razões familiares.
A descendente não pára de me surpreender, para tão tenra idade.
Há dias, chegou a casa e responsavelmente disse que teria uma avaliação que a professora anunciara para o dia seguinte. O primeiro teste a sério.
Não é que, não sei se por algo genético (!), em vez de estudar os ditongos, foi mais célere a preparar um lembrete... alinhando os ai os ui e por aí fora. Não fosse esquecer ! A primeira cábula estava feita mas, ao que parece, não foi preciso usar. Portanto, disse-lhe eu, deu o resultado esperado. Decorou o copianço.
Esta quinta-feira, teve uma grande decepção. A professora tinha avisado que uma tal de greve iria ocupar os auxiliares e assim a escola não poderia funcionar.
Afinal a greve não apareceu e a brincadeira do ATL ficou reduzida ao fim de tarde.

Alberto Souto

A entrevista de Alberto Souto dada ao jornal O Aveiro fica para a História, literalmente.
Depois da renúncia ao cargo de vereador, um ano após perder a presidência da Câmara, e com a auditoria pelo meio (incluindo os respectivos contraditórios das partes envolvidas), é o final de um ciclo, diga-se, extraordinário para o município.
Com tudo de bom e de mau que fez, Souto, apesar de surpreendido pela derrota de Outubro de 2005, deixou a fasquia muito elevada para o sucessor.
É só fazer uma retrospectiva dos oitos anos em que pôs e dispôs.
A comparação com o desempenho de Élio Maia fica para mais tarde, estejamos todos por cá é o que se deseja.
A forma como Alberto Souto deixa o seu legado é que poderia ter sido outra. Ao estilo que nos habituou, frontal, poderia ter ido à Câmara e renunciar ao cargo fazendo um último deve e haver perante a maioria PSD-CDS, também para a História que alguém há-de contar.
Ficava melhor do que agir ao sabor das críticas que de quando em vez a gestão actual gosta de disparar como que aligeirando responsabilidades.
O ex-presidente agora, definitivamente de fora, será, quando muito, um comentador sempre de interesse ouvir sobre os assuntos da terra. Mas longe da realidade e mais afastado do andamento dos dossiês, perderá autoridade para falar.
Até sob pena de tirar visibilidade aos socialistas liderados por Raul Martins que tentam agora colar os cacos da derrota eleitoral autárquica.
E não deixa de ser curioso que Souto tenha aparecido numa grande entrevista na véspera do PS concelhio tomar posição sobre a política local. Ou terá sido a secção a agir depois da entrevista ? Ou então foi tudo mesmo coincidência.

7.11.06

Inácio

O interesse grego terá caído do céu para salvar Inácio do 'chicote'? Não sabemos, por enquanto, a história toda.
Mas nada melhor do que juntar o útil ao agradável para resolver um problema que, mais jornada menos jornada, poderia agudizar-se.
A paragem do campeonato sempre dá alguns dias para organizar a passagem de testemunho.
Artur Filipe garante que não há instabilidade na equipa. E no futebol, verdade seja dita, mexidas destas, não raro, têm efeitos positivos.