14.11.07

Ria de Aveiro - Proposta para uma cronologia















Não tivesse sido a hercúlea obra de despoluição, um arrojado plano de desassoreamento, mesmo com falhas, uma ou outra obra de apoio (para pesca e actividade náutica) e a Ria de Aveiro não estava como há 20 ou 30 anos. Estaria bem pior.
Ainda assim, fica a impressão que ao longo dos últimos anos o maior esforço político tem sido de inventar saídas airosas para adiar decisões que possam, realmente, resolver os problemas da laguna.
A cartada da tal Polis para a Ria chegará para isso ?


Aveiro / Região | 13-NOV-2007 20:00
Élio apoia modelo "Polis" para a Ria de Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro mostrou-se agradado com a decisão do Ministério do Ambiente de replicar o modelo do programa Polis aplicado na cidade para futuras intervenções na zona da Ria de Aveiro.
Élio Maia “apoia e aplaude” o modelo de unidade gestora para a Ria de Aveiro através do conceito “Polis Ria de Aveiro”, o que, sublinha, vai ao encontro das soluções preconizadas pela autarquia

Aveiro | 18-ABR-2007 12:17
Presidente da Câmara intercede pela Ria de Aveiro junto do ministro do Ambiente

O presidente da Câmara de Aveiro alertou hoje o Ministro do Ambiente para o estado de "abandono" a que a Ria de Aveiro está votada, desde que deixou de estar sob a jurisdição da administração portuária.
O autarca aveirense falava na Universidade de Aveiro durante a sessão de abertura da 9ª Conferência Nacional do Ambiente (9ª CNA) que decorre até dia 20.
"A nossa ria é o património mais valioso que temos neste espaço em termos ambientais e económicos, está completamente a saque há seis anos", lamentou Élio Maia, lembrando os compromissos, ainda por cumprir, de "dois Primeiros-Ministros e um Presidente da República" para o aparecimento de uma entidade de gestão integrada.

Aveiro | 09-SET-2006 14:58
Presidente da AMRIA prevê criação de entidade de gestão em 2006

O presidente da Associação dos Municípios da Ria (AMRIA) manifestou hoje a esperança de ver concluído “até ao final do ano” o processo tendo em vista a criação de uma entidade para a gestão integrada da laguna.
Segundo Ribau Esteves, existe da parte do ministério do Ambiente “trabalho e empenho” para “fechar em 2006 este dossiê” ao abrigo da nova lei da água.

Aveiro / Região | 05-MAI-2006 13:00
Competências de gestão da ria podem ser delegadas em "consórcio" - ministro do Ambiente

O ministro do Ambiente defendeu hoje, em Estarreja, a criação de um "consórcio" para assumir, por delegação de competências, a gestão da Ria de Aveiro.
Francisco Nunes Correia enquadrou a medida no âmbito da futura Administração Hídrica Regional do Centro (AHRC), admitindo o envolvimento de autarquias, associações ambientais e mesmo empresas.

Aveiro / Região | 13-JUL-2005 22:50
Gabinete da Ria reequacionado

O ministro do Ambiente evitou comprometer-se com o projecto do anterior Governo que previa a criação de um gabinete para a gestão integrada da Ria de Aveiro.
A proposta do anterior Governo do PSD, que aprovara uma resolução para a criação do gabinete de gestão integrada da Ria de Aveiro, pode não ter 'pés para andar'.
De visita à cidade onde veio conhecer os investimentos do programa Polis, Francisco Nunes Correia não quis pronunciar-se em pormenor sobre a questão que assumiu “ser complexa”.

Aveiro | 26-ABR-2004 23:53
Gabinete da Ria não satisfaz

A criação do Gabinete para a Gestão Integrada da Ria de Aveiro, anunciada pelo Primeiro-Ministro durante o encerramento do Congresso da Ria, no passado dia 23 de Abril, mereceu críticas durante a reunião da Assembleia Municipal de Aveiro que teve lugar segunda-feira à noite .
A nova estrutura funcionará em Aveiro dependente do Ministério do Ambiente com várias competências descentralizadas, entre as quais a gestão hídrica e a articulação de políticas de organismos intervenientes nas problemáticas lagunares.

Aveiro / Região | 07-FEV-2004 01:25 | Sons
Ria de Aveiro vai ser "gerida a partir de Aveiro" - Durão Barroso

A Ria de Aveiro será dotada de uma entidade de gestão com sede local, anunciou Durão Barroso durante um jantar partidário, em Aveiro, após a inauguração da sede distrital do PSD.
A medida, disse o Primeiro-Ministro, decorre da "grande aposta" do Governo na descentralização. "A Ria de Aveiro vai ser mesmo gerida a partir de Aveiro. É um sonho de gerações que se tornará realidade", afirmou perante cerca de 1500 pessoas no recinto de feiras.

Aveiro / Região | 20-JAN-2004 13:46
Sampaio no distrito para dar ânimo ao País

O País está a precisar de "ânimo" para tirar partido das capacidades, mesmo "em tempos difíceis". É esta a mensagem que o Presidente da República quer passar durante a visita de 3 dias ao distrito de Aveiro hoje iniciada na Murtosa.
No arranque de um périplo de 3 dias para visitas a autarquias e empresas, o Presidente da República juntou a sua voz aos autarcas ribeirinhos, com quem almoçou, que reivindicam uma entidade para a gestão integrada da ria.

Aveiro / Região | 28-MAI-2003
Amria volta ‘à carga’

O presidente da Associação dos Municípios da Ria (Amria) reafirmou ao novo ministro das Cidades, Ordenamento e Ambiente a urgência de colocar a laguna sob a tutela de uma entidade de jurisdição autónoma.

Aveiro / Região | 18-MAR-2001
Aveiro: DRIA sabe a pouco

O Departamento da Ria de Aveiro (DRIA), solução encontrada pelo ministro do Ambiente para definir um modelo para a gestão da Ria de Aveiro, não satisfaz o PSD.

Aveiro / Região | 17-JAN-2001
Ambiente: À espera do ministro José Sócrates

'Marcação em cima' ao ministério do Ambiente A Associação dos Municípios da Ria de Aveiro (Amria) não dá descanso ao ministro do Ambiente. José Sócrates recebe, desde Novembro, ofícios quase semanais.

Aveiro | 15-JAN-2001
Aveiro: Municípios desejam assumir gestão da ria

A criação de uma nova entidade pública com jurisdição sobre a ria de Aveiro levou os municípios ribeirinhos a pedir esclarecimentos ao Governo.

A nova fase

Pode dizer-se que é a fase do mandato "quem tiver unhas toca viola" ou questionar se não será "areia a mais para a camioneta" da coligação "Juntos por Aveiro". Nada será como dantes.

12.11.07

Bombeiros

O acidente ocorrido esta manhã na A1, envolvendo um derrame de acido perigoso em plena auto-estrada, teve resposta em bom plano dos meios de socorro.
Aveiro, reflexo também da sua dinâmica económica, possui hoje uma boa parte das suas corporações de bombeiros bem equipadas para situações inerentes aos riscos da região.
Albergaria, Feira e Oliveira do Bairro estiveram à altura do desafio que encontraram num cenário de deitar as mãos à cabeça e que poderia ter sido uma tragédia maior.
Mais do que bombeiros, os homens no terreno revelaram-se técnicos especializados e provaram ser competentes para sinistros.
A unidade de controlo ambiental da Feira é actualmente um dos prontos-socorros no Centro / Norte mais requisitados para trasfega de produtos perigosos sob a coordenação do afável alemão Udo Schmellenkamp, segundo comandante.
As paredes do velho e acanhado quartel de Albergaria não fecharam ao longo dos anos os horizontes da corporação local que sob o comando esclarecido de José Ricardo tornou-se numa mais versáteis da região.