20.1.07

Escrita

Aqui há uns anos, um camarada telefonou-me pela manhã. Queria um contacto. "Acordei-o ?", perguntou como que desculpando o incómodo. "Não, até já estava a fazer a barda", respondi. "A desfazer a barba", retroquiu do outro lado da linha o jornalista. Alfredo Mendes é um mestre da escrita. Já agora, sabem o que é um "mealheiro de comida" ? (ler aqui).

18.1.07

Mitos

O IC1 demorou 20 anos a chegar à região e ainda está incompleto. Este é o ritmo de grande parte das coisas que se fazem por Aveiro.
A barragem de Ribeiradio, que dizem ser indispensável para garantir o abastecimento de água e a regularização do Vouga, leva outro tanto de atraso e não se vê maneira de arrancar.
A modernização do que resta da linha férrea do Vouga, com a sua adaptação a metro de superfície, é outro dos mitos da nossa vivência.
A gestão integrada da Ria de Aveiro continua a marcar passo, entre propostas de modelos com figurinos que mudam ao ritmo da passagem dos Governos.
A ligação ferroviária ao Porto de Aveiro, apesar de uma dúzia de anos com estudos para trás e para a frente, parece estar a sair do papel Uma excepção, apesar de tudo.
Devagar, devarinho. Quase parados. Sem força motriz.

17.1.07

Cromos...

...da Bola! (aqui).

Ideias feitas

Lidamos com certas ideias feitas que depois acabam por não ter correspondência na realidade.
Alguns exemplos apontados nos últimos dias no bloco de notas. A sub-região do Baixo Vouga não anda tão acima no ranking do Centro do País como é vulgarmente apontado.
Nas dinâmicas turísticas, engana-se quem pensa e diz que o IP5, actual A25, é a via usada por excelência pelos visitantes que passam pela região. O número maior de turistas de Espanha que chegam a Aveiro, afinal, têm como origem a Galiza.

14.1.07

Ribeiro e Castro

Ribeiro e Castro terá tido, sábado à noite, em Albergaria-A-Velha, um dos eventos partidários mais concorridos desde que assumiu as rédeas do CDS-PP. A mobilização esgotou o salão de festas dos bombeiros, obrigando a organização a improvisar local para algumas dezenas de pessoas em pé à espera de jantar.
Ao fundo da sala, de frente para o palco, um cartaz dizia"Temos Presidente". O presidente da concelhia, Carlos Resende, não deixou passar a oportunidade para criticar as movimentações de figuras do partido afectos à anterior liderança de Paulo Portas, mesmo no distrito, pondo em causa o actual rumo.
Ribeiro e Castro recebeu assim uma motivação extra numa altura em que a oposição interna não perde uma oportunidade de fazer estragos.
O presidente do CDS-PP deixou-se empolgar pela mobilização em Albergaria-A-Velha mas o seu estilo e um discurso extenso de 12 páginas não ajudaram a animar a assistência como Paulo Portas habilmente sabia fazer.