29.4.11

Beira-Mar apanhado fora-de-jogo


Felizmente para o seu desempenho desportivo, o Beira-Mar vai conseguindo melhores resultados em campo do que a tratar da imagem, onde é apanhado recorrentemente fora-de-jogo.
O clube, por força da presença na elite do futebol português, tem grande exposição mediática e suscita interesse jornalístico.
Aliás, quase tão importante como marcar golos na baliza adversária e ganhar pontos é saber potenciar, comercialmente e não só, essa visibilidade que pode valer muitos milhares de euros em cada época, se transformada em publicidade e vendas (incluindo ingressos).
O que impõe o bom acompanhamento do trabalho da imprensa, a par de outros cuidados ao nível da comunicação.
Não tendo quem faça esse trabalho com saber, bastaria o convívio com os principais clubes do País para, pelo menos, ter algum conhecimento das exigências a este nível e agir em conformidade.
Posto isto, é estranho que ainda sucedam episódios lamentáveis como os que rodearam a ausência de Rui Bento.
O Beira-Mar, repetindo falhas de sucessivas direcções,  que já fazem parte do anedotário, não soube, ou pior não quis, prestar os esclarecimentos adequados (informação correcta) e deu azo a uma enorme confusão e até a mal estar entre as duas partes da barricada.
Rui Bento não gostou de ler que esteve no Brasil de férias e negou ter sido assaltado (ouvir som NotíciasdeAveiro.pt), reclamando mais profissionalismo dos jornalistas que não podem, eventuais falhas à parte, ficar com a culpa toda. Até porque, afinal, quem desvirtuou a verdade, até com mentira de perna curta, pode bem figurar entre os responsáveis do clube.
A não repetir, para evitar a má imagem de uma casa desgovernada e sem rigor no que se transmite para fora de portas.

Os desportivos A Bola, Record e O Jogo e ainda Diário de Aveiro acompanham, regra geral, diariamente o Beira-Mar.  
A conferência de antevisão da jornada seguinte é coberta normalmente, exceptuando os jogos com os três grandes, ainda pela Lusa, rádio TerraNova e NotíciasdeAveiro.pt.
Há quem se veja forçado, eventualmente por falta de meios, a saber das últimas à distância, por outras formas para ter mais algum futebol na linha. Só é pena que façam copy past do essencial sem a delicadeza ética de citar da fonte original, como sempre fazem das agências ou jornais grandes, só porque se trata de uma publicação on-line local. As boas regras da prática jornalística aplicam-se a todos. 


28.4.11

FMI

Vivemos dias do Fim dos Matrimónios Indestrutíveis (FMI).
Após quatro amigos e familiares próximos terem resolvido, curiosamente todos a bem, desatar o nó, que os antigos diziam ser cego, eis que se aproxima um casório para quebrar o que se ameaçava transformar na regra. Felicidades, desde já, para os noivos.
 

Fertilizante eleitoral

A fertilização das terras de cultivo tornou-se uma ciência que as modernas explorações agrícolas tentam melhorar para tirar o máximo de proveito.
Pedro Passos Coelho foi a uma quinta em Nariz, Aveiro, onde viu os ensaios com estrume tecnologicamente modificado, quase sem o odor clássico e que praticamente não suja as mãos. Ao contrário do que acontece, não raro, durante as campanhas eleitorais.