30.3.07

Pedro Ferreira

Numa breve pesquisa por alguns meios on-line constato que Notícias de Aveiro não cita o vereador Pedro Ferreira desde 9 de Março, aquando da Assembleia Municipal.
A referência mais recente na rádio Terra Nova será de 13 de Março numa alusão ao parecer da PGR sobre acumulação de funções das empresas municipais.
No OLN Pedro Ferreira surge a 16 de Fevereiro mencionado num artigo sobre a circulação de trânsito em Cabo Luis.
Depois da polémica gerada pelas concessões e rendas, terá o jovem autarca do PSD aproveitado para meter umas merecidas férias de Páscoa ? O mais provável é ter andado submerso na preparação do relatório e conta de gerência do ano passado.
Pedro Ferreira aparece, estranhamente, nesta altura como o vereador da maioria mais apagado e até algo desgastado. Mas é dos seus pelouros que mais dependerá o mandato e a coligação na forma como lidar com as anunciadas privatizações, parcerias publico-privadas e auditorias, entre outras medidas emblemáticas.
Do lado oposto, Capão Filipe aparece em várias frentes a mostrar trabalho, sempre bem ilustrado pelas assessorias de imprensa que parecem não encontrar facilmente pretextos para colocar outros elementos na linha das notícias do site camarário.
O outro elemento do CDS, Jorge Greno, também atravessa uma maré favorável à boleia da Feira de Março embora a EMA possa vir a ser motivo de mais alguma turbulência do que tem sido habitual.
Segunda-feira próxima, a oposição deve picar o cartão.

29.3.07

Passagem

Dois jovens investigadores russos que vieram para a Universidade de Aveiro iniciar o doutoramento foram colhidos pelo comboio junto à passagem da antiga estrada para Vilar.
Com tanto QI, não se percebe como arriscaram caminhar, de noite, pelo meio dos carris.
Mas a verdade, é que basta estar 10 minutos junto à passagem para ver que são quase tantos os que atravessam a linha pela antiga desnivelada, numa zona traiçoeira, como os que sobem e descem a superior.
O elevador está inoperacional há muito. Velhos e pessoas com carrinhos de bebés nem sempre escolhem voltar costas e arriscam a passagem pelo caminho mais perigoso.
A Protecção Civil deixou de lá ir ligar e desligar, de manhã e à noite, o elevador que era alvo constantemente de vandalismo.
O casal de namorados russos foram as mais recentes vítimas mas, infelizmente, a continuar assim, não serão as últimas.

TAF

A injusta mudança do Tribunal Tributário de Aveiro para Viseu era um dói grande que o Governo PS agora sarou.
O Governador Civil de Aveiro, advogado, andou de volta deste curativo um bom par de anos e conseguiu encontrar o remédio certo, com as influências adequadas . Resta esperar pela boa cicatrização.
Para meia legislatura, um TAF sabe a pouco mas o low profile de Filipe Neto Brandão ainda poderá surpreender com algo mais.
Para já, agradou em pleno, sobretudo, aos agentes judiciais.
Não há razões para deixar de litigar a bom ritmo e local mais ao pé, evitando subidas e descidas da A25.
O presidente da Câmara de Aveiro também não deixou esquecer que deu uma ajuda, corrigindo o que PSD e CDS tinham cozinhado num não assim tão longínquo Governo.

26.3.07

Vladimiro Silva & Estarreja

Vladimiro Silva tem estado afastado das lides partidárias em Estarreja mas hoje mostrou que o tempo e a distância não o fizeram perder o estilo que o tornou um dos autarcas e políticos mais controversos da região, para o bem e para o mal.
Um telefonema da concelhia do PS fê-lo regressar, por uma tarde, à vida partidária local ajudando a dar visibilidade a um ataque cerrado à Câmara de maioria PSD-CDS que abre as hostilidades partidárias na contagem decrescente para as eleições autárquicas de 2009.
Vladimiro Silva usou as palavras como sabe. Sem meias tintas, citou Pessoa para acusar o presidente da Câmara de ser "um fingidor".
Não se sabe se o antigo autarca já esqueceu a forma como foi afastado pelos seus pares de protagonizar as eleições de 2005 que deram o segundo mandato ao executivo liderado por José Eduardo Matos. Ou se este inesperado convite dos meios socialistas abre a porta para voltar à militância activa.
Certo é que o Eco Parque, projecto lançado aquando da gestão de Vladimiro Silva, continuará a ser um dos temas quentes da actividade autárquica estarrejense.
As polémicas não se ficam por aqui, com PS e maioria a travarem-se de razões por tudo e por nada, quando tornou-se evidente que ambos cometeram erros parecidos, abusos de posição dominante ou deram as mesmas falsas promessas.