10.9.11

Vereadora salineira

Maria da Luz Nolasco cometeu em tempos a gaffe de organizar um evento em Aveiro com sal da Tunísia, mas foi há muito perdoada.
A vereadora, a mulher com mais tempo de executivo camarário, fez tudo para se redimir da falha que motivou grandes aproveitamentos partidários.Alberto Souto, então independente, distribuiu sacos de sal aveirense para aguçar o apetite de mudança e conquistou a presidência ao CDS.
Maria da Luz Nolasco criou o ecomuseu da Troncalhada, propriedade do município, um dos últimos redutos da produção de sal.
O salgado nunca foi tão estudado, faz parte de uma rede europeia e poderá ganhar muito com o centro ambiental e interpretativo em construção.
Ainda assim, paira o espectro da extinção das pirâmides brancas a cada fim de safra.
Economia (salicultura e aquacultura), defesa do ambiente e turismo de natureza pode ser o mix salvador.
Este sábado, a vereadora foi dar uma mão, neste caso um pé, na cobertura à moda antiga do monte de sal.
Apesar de todo o voluntarismo, a promoção do salgado não pode ficar apenas por simbolismos e requer mais acção no terreno. Sob pena de ter futuro apenas como recriação histórica.

8.9.11

Inscrições abertas


6.9.11

PSD de Aveiro prepara blindagem ?


Vítor Martins e companhia, para já, sem oposição para novo mandato.
Eleições antecipadas em dois meses pode ajudar a ganhar tempo, evitando o atrevimento de alguma candidatura rival, e afinar as baterias para a batalha autárquica, ainda não se sabe, ao certo, com que protagonista para a Câmara.
Élio Maia apresentou as duas candidaturas à presidência em terras de Santa Joana, envolto na habitual mobilização do bastião laranja local, mas o nome do edil já foi mais consensual entre os seus pares.