22.12.06

Iluminações


S. João da Madeira tem mostrado nos últimos anos um jeito especial para as iluminações natalícias , com destaque para o centro da cidade. Simples mas muito eficaz nos bonitos efeitos visuais.
Aproveito, então, para deixar a todos os leitores votos de Boas Festas e Feliz Natal!

Prendinhas IV

Um especial Natal de Paul Jones na BBC Radio.

Fisco

O fisco português é hoje razoavelmente eficaz quanto se trata de nos cobrar impostos que somados já obrigam a entregar meses de salários (!) para alimentar o monstro orçamental e, suspeita-se, engordar uns quantos oportunistas.
A máquina é implacável e não tem sentimentos. Sem contemplações natalícias, muitos proprietários de uma zona urbana recente da cidade foram brindados no correio com avisos de pagamentos de IMI's retroactivos a liquidar até ao final de Janeiro quando, legalmente, beneficiam de isenção.
O esclarecimento na respectiva repartição de finanças apontou para o costumeiro erro informático. Sem direito a pedido de desculpas, que o fisco não é de se rebaixar. "Olhe, fica já preparado.Vá contando em pagar sempre o máximo quando lhe chegar a notificação", avisa a funcionária. Dois anos devem ser suficientes para mentalizar-me a fazer o mealheiro.

21.12.06

Beira-Mar - reforços

Agora que está reaberto o mercado Mário Duarte, esperam-se reforços de 'combate' para atacar 2007. Jovens promessas talvez não seja a táctica melhor para enfrentar o que falta do campeonato. Veremos o que o Pai Natal vai trazer a Carvalhal.

Vinhos

Os vinhos Bairrada DOC ocupam cada vez menos espaço nas prateleiras dos hipermercados. Desconheço as razões. Mas suspeito que é um sinal das dificuldades que a região demarcada atravessa. Um bom exemplo de promoção, com grande dinâmica associativa, é o que sucede a Norte, com os Verdes a lutarem pelo mercado.

Prendinhas III

O Natal costuma a ser época de mudanças informáticas. Antes de recorrer ao contentor do lixo, veja se alguém ainda poderá beneficiar do equipamento. O Projecto EDV Solidário ajuda.

20.12.06

Urgências

Afinal, o ministro da Saúde vai querer mexer na listagem das urgências hospitalares que lhe foi recomendado encerrar e pediu à comissão de peritos um número diferente, para menos. Com isso, acendeu uma luz de esperança nas localidades ameaçadas.
Pela região, no plano mediático, a vigília em Estarreja levou a mensagem desejada a aparecer nas televisões.
O que pode ser mal recebido no concelho estarrejense é esta proposta do presidente da Câmara de Ovar, Manuel Oliveira (PS), que 'puxa a brasa para a sua sardinha' quebrando um pacto de não agressão que parecia existir entre os municípios da região com urgências em risco.

19.12.06

Beira-Mar

Os sócios do Beira-Mar andam deprimidos com a má prestação da equipa. A revolta maior é, curiosamente, com aspectos extra desportivos que à partida poderiam ser considerados menores (funcionalidade do estádio novo, acessos em dia de jogos, pagamento de cotas e cartões, incentivos para novos sócios, etc). Exigem mais carinho, no fundo.

17.12.06

Variações humanas


A demora da feijoada de búzios no Sacas prolongou o jantar e acabámos por perder tempo na fila de espera para a Herdade da Casa Branca. Quando passámos o pórtico do recinto já os Humanos tocavam as músicas que António Variações deixou alinhavadas em cassetes até então inéditas.
Só agora, dois anos depois, ao rever o documentário que promove os raros concertos do grupo, ouço o que tinham as tais maquetas. E dei ainda mais valor ao trabalho dos Humanos na recriação dos temas cantarolados pelo autor de "Dar e Receber".