3.1.08

Ílhavo cultural

Expectativa é o que está a gerar a vinda de um homem do Norte do distrito, desde sempre ligado ao PSD, que Ribau Esteves foi pescar em Santa Maria da Feira para timoneiro do futuro Centro Cultural de Ílhavo.
Grandes produções ao estilo feirense (Viagem Medieval, Imaginarius, etc) em perspectiva ?
A conta é que pode assustar...
O que fará correr José Pina à beira mar ?

Saúde

O futuro de Anadia, mesmo sem a Câmara aceitar o protocolo com a ARS - Centro. O presente de Aveiro em mais um dia de pesadelo para utentes.

2.1.08

Urgências

O ministro Correia de Campos vai ser obrigado a uma grande prova de esforço político e até físico se quiser tirar o nó em que se transformaram as políticas de saúde.
Em Anadia, os protestos contra o fecho das urgências aproveitaram bem a falta de assunto no panorama mediático próprio da quadra.
Numa aliança à partida contranatura, o presidente da Câmara (PSD) vai contabilizando apoios que podem valer votos em acções onde anda o dedo do PCP. Ainda assim, de facto o fecho da urgência acabada de renovar torna-se difícil justificar.
Um caso nas urgências de Aveiro, que ainda poderão vir a ter mais trabalho quando a valência de Estarreja fechar, veio lançar mais dúvidas à capacidade de resposta.

1.1.08

O ano passado

2007 não ficará para a história como um grande ano. Alguns protagonistas merecem, contudo, destaque num balanço regional.
O vereador da Câmara de Aveiro Pedro Ferreira esteve em alta. Mais citado, certamente, que o próprio presidente. Influente em áreas fulcrais como as finanças, a educação e, entre outros, os transportes.
Ainda em Aveiro, Raul Martins, líder da concelhia do PS, impôs o ritmo da oposição.
O presidente da Câmara de Ílhavo Ribau Esteves, tornou-se figura nacional por chegar ao influente cargo de Secretário-Geral do PSD a reboque da nova liderança do partido.
Do desempenho autárquico da região, merece sublinhar a dinâmica em dois concelhos: a Murtosa ( a sair de uma longa letargia) e S. João da Madeira avançam com projectos relevantes.
O nadador do Galitos Diogo Carvalho está no podium do desporto.
Já o futebol Beira-Mar, ainda que permanecendo em posição de alcançar o objectivo maior, que é a subida à Liga principal, não deixa de ser afectado pelas fragilidades do elenco directivo.
No basquetebol, a entrada audaz do Vagos na Liga principal merece um sublinhado.
Culturalmente, a dinâmica do Cine-Teatro de Estarreja motivou elogios e poderá levar o programador da sala a novos desafios.
No plano económico, apesar de todas as incertezas, Pedro Silva provou que a Rota da Luz tem um papel a desempenhar na promoção turística.

2008

Ainda nem me tinha habituado a escrever 2007 ...