3.6.06

Miguel Capão Filipe

Miguel Capão Filipe ainda não explicou as razões que o levaram a sair da direcção do Beira-Mar. No entanto, o vereador em permanência da maioria PSD-CDS/PP terá chegado à conclusão que não poderia estar, formalmente, com um pé no clube e outro na Câmara ao mesmo tempo.
Jorge Greno, outro vereador que foi eleito na actual direcção do Beira-Mar, percebeu isso logo no início do mandato autárquico.
São, de facto, lugares dificilmente compatíveis para estar nos dois lados da barricada, tanto mais quando as relações entre clube e autarquia geram sempre muita tensão.
Alberto Souto, ex-presidente da Câmara, chegou a ser durante algum tempo no seu primeiro mandato presidente da Assembleia Geral do Beira-Mar mas apercebeu-se do erro e pediu o seu afastamento.

Nota: O Diário de Aveiro actualizou a 4 de Junho as informações sobre a suspensão de mandato.
(...) A decisão de sair prende-se com o facto do clube ter passado para uma situação mais confortável em termos desportivos, com a subida à primeira liga, e «tem a ver», conforme disse ontem ao Diário de Aveiro, com o cargo de vereador que exerce no Executivo municipal. Conforme disse, há uma «exigência da disponibilidade» pelo facto do clube de Aveiro passar a disputar a primeira liga «versus a exigência da vida autárquica», acrescentou o dirigente do Beira-Mar com mandato suspenso. Para o presidente do clube, a suspensão do mandato é uma boa opção tomada por Capão Filipe (ler mais aqui).

1.6.06

IKEA

Será que a fábrica da IKEA em Portugal vai para quem der mais ou pedir menos ?

Nem mais

Mau jornalismo
Por Luís Costa (Público, 1 de Junho 2006)

"(...) O problema é que a generalidade das redacções (num movimento contrário ao ciclo profissionalizante das mais poderosas fontes de informação) deixou de garantir a preservação do papel essencial do jornalista, porque isso só se consegue com recursos humanos qualificados e em número suficiente, com gente motivada e boas condições de trabalho, com chefias, editores e directores de indiscutível mérito e experiência acumulada, com gente capaz de impor critérios editoriais aos ditames do marketing e das relações públicas, com estruturas intermédias fortes e actuantes, com um sector de agenda atento, determinante e valorizado, com administrações que saibam conciliar o compreensível desejo de lucro com a especificidade de uma área de negócio que não vende um produto qualquer.
De outro modo, com redacções vulnerabilizadas e a serem literalmente invadidas por jovens jornalistas dispostos a trabalhar quase de graça, até Manuel Maria Carrilho corre o risco de vir a ter alguma razão".

H2 Bicycle

A H2 Bicycle saiu do papel, ou melhor, do computador, e até já se pode dar uma volta.
Por enquanto, é apenas um protótipo e não está totalmente apto.
Um esforço de inovação que só terá plena correspondência no caso de surgirem interessados em fabricar os dois modelos propostos.
O problema é que os custos da futura bicicleta movida a hidrogénio não são muito atraentes e a indústria da região ligada ao sector parece não querer aderir.
A equipa responsável acredita, contudo, que o projecto pode ter pernas para pedalar.

29.5.06

S. Bernardo

Élio Maia voltou hoje à Junta de S. Bernardo onde reencontrou muitas caras conhecidas.
Não se pense, contudo, que a amizade profunda que as gentes da freguesia sentem pelo seu antigo presidente os tenha inibido de colocar, abertamente, os seus problemas.
O actual presidente da Junta também não foi meigo ao reclamar que S. Bernardo volte a ter a devida atenção da Câmara, mostrando insatisfação com o anterior mandato de maioria PS.
Os mesmos recados ganharam outra força quando se ouviu na sala a voz do presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Delgado, que é irmão mais velho de Élio Maia.

Investidores

Ao contrário das declarações que a imprensa fez eco, os pretensos investidores que estiveram reunidos há dias na Câmara, afinal, limitaram-se a apresentar "intenções". Nada de concreto. Nem para os transportes, nem para o extenso rol de projectos que terão despertado interesse.
Isso mesmo garantiu hoje o vereador Pedro Ferreira que enquanto prestava declarações esta tarde antes da reunião privada do executivo recebia uma chamada de "um outro" possível investidor.