29.10.05

Assembleia Municipal de Aveiro

Élio não deixou rasto

Sabia-se que Élio Maia foi desportista de competição (andebol). No final da Assembleia Municipal deste sábado provou que ainda é muito rápido, apesar dos quilitos a mais.
É que, mal os trabalhos foram dados como terminados, saiu do edifício a tal velocidade que os jornalistas lhe perderam o rasto num abrir e fechar de olhos.
É mais uma tradição que se quebra. Normalmente, Alberto Souto era dos últimos a abandonar a sala e dava sempre umas palavrinhas à press.

Oposição camarária reduzida a Marília Martins

A simpática Marília Martins foi a única vereadora do PS que participou na Assembleia Municipal este sábado. Faltaram Lusitana Fonseca, que na prática é agora a líder do PS na oposição camarária, Pedro Silva e Marques Pereira. Este último é substituto de Eduardo Feio, entretanto nomeado para uma direcção-geral no Ministério da Administração Interna. O ex-vereador suspendeu o mandato por seis meses mas prometeu que vai andar atento e não pôs de lado um regresso às lides. Alberto Souto, também com o lugar de vereador suspenso, não se esperava ver na Assembleia Municipal, nem se sabe onde pára. Anda por aí igualmente atento, garantiram-nos.

Juntas socialistas ao lado da maioria

A disciplina partidária dificilmente aplica-se aos presidentes de Junta que tomam parte na Assembleia Municipal.
Os autarcas do PS que lideram as freguesias de S. Jacinto, Vera Cruz e Eirol não foram excepção este sábado e votaram a favor das propostas da maioria de direita, quando a indicação de voto da bancada era a abstenção. A atitude motivou logo comentários pouco abonatórios de deputados 'rosa'. Mas entre agradar a directórios partidários ou não hostilizar quem os apoia, os presidentes de Junta, normalmente, optam pela segunda opção. Em nome dos seus interesses, leia-se, das suas freguesias.

Regina Bastos "praxada"

A nova presidente da Assembleia Municipal de Aveiro foi "praxada" na primeira reunião a sério este sábado. O nervosinho veio ao de cima: esqueceu-se de alguns preceitos regimentais, confundiu as votações e ainda teve de dar a mão à palmatória num ou outro erro.
A deputada do PSD na Assembleia da República tem de estudar melhor o regimento para evitar que alguns deputados mais experientes da oposição lhe estejam sempre a apontar, com alguma razão, o dedo à forma como conduz os trabalhos.
Mas já deu provas de ter fibra para o lugar.

Souto não teve a defesa do PS

A saída de Alberto Souto da Câmara de Aveiro, depois da derrota eleitoral de Outubro, desinibiu os socialistas. Este sábado, na Assembleia Municipal, nenhum elemento do PS defendeu as taxas máximas propostas pela anterior maioria nos sucessivos mandatos. Pelo contrário, ouviram-se vozes concordantes com a redução proposta pela direita, apesar do sentido de voto ter sido a abstenção (exceptuando os presidentes de Junta que alinharam com a nova maioria).

Sem comentários: