8.12.05

Ainda a derrota de Alberto Souto

Por muito fair-play político que Alberto Souto tente evidenciar, aceitando democraticamente a derrota eleitoral, sente-se que o ex-autarca não digeriu totalmente o fracasso da recandidatura ao terceiro mandato e terá ainda contas por ajustar.
Depois de uma homenagem que lhe foi feita num registo sóbrio mas significativo adiantou algumas das razões que terão contribuido para o desfecho inesperado das eleições de 9 de Outubro passado.
O ex-presidente apontou, entre outros motivos possíveis, "erros nossos" (do próprio ? Da Câmara então em funções ? Do PS local ?) que não explicitou. Não querendo relativizar os factores externos, as falhas próprias terão sido mais determinantes para a penalização sofrida.
Como o antigo presidente da Câmara Girão Pereira tantas vezes gosta de dizer, "é preciso dar muito carinho às pessoas". Élio Maia usou aquele ensinamento durante vários mandatos em S. Bernardo e depois na campanha. Hoje é ele que lidera o município.
Souto foi capaz de gerar essa empatia aquando da primeira candidatura. Aveiro ganhou uma dinâmica nova. Mas o executivo socialista do último mandato esqueceu-se para quem governava. E na hora de votar, foram os eleitores que não se lembraram de quem os governava. A (muita) obra feita não valeu para garantir a reeleição. Pelo contrário, nalguns casos só atrapalhou.

Sem comentários: