11.11.05

Bairrada


O optimismo do presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB), João Casaleiro, ao vaticinar que a região pode retomar um lugar cimeiro na produção de vinho, não contagiou aí por além aqueles que assistiram, esta sexta-feira, à entrega dos prémios às melhores vinhas. É que a região meteu-se numa encruzilhada e não vê como possa sair dela. Alguns produtores renegaram a marca Bairrada e seguiram o seu próprio caminho. Outros continuam a defender as castas tradicionais, introduzidas que foram algumas alterações recentes nos estatutos da região demarcada. Entretanto, as vendas baixaram e outros vinhos ocuparam o lugar da Bairrada.
Ao concurso das melhores vinhas apresentaram-se muitos dos que continuam com forças para remar contra a maré. Exigente do ponto de vista técnico, o júri também não descurou outros factores. Este ano, foi distinguida em primeiro lugar uma parcela das Caves São Domingos.
A entrega dos prémios teve lugar no magníficio Museu do Vinho, em Anadia. Numa das salas, está patente uma série de caricaturas que faz sorrir quem por ali passa os olhos. Tristezas não pagam dívidas.

Sem comentários: