10.11.05

EDV Digital

Aveiro foi pioneira no lançamento do programa Cidade Digital que hoje está disseminado por todo o País. Esta quinta-feira fui ao Europarque participar numa workshop a convite do consórcio EDV Digital.
O encontro com elementos ligados à imprensa escrita e falada foi o 33º (?!) e último que os consultores do programa realizaram com representantes de mais diversas instituições dos concelhos do Entre Douro e Vouga para recolher ideias tendo em vista o lançamento de um portal na Internet.
Depois de conhecidos os planos gerais do EDV Digital, os representantes da comunicação social tiveram oportunidade de fazer um exercício sugerindo alguns serviços que poderiam assegurar no portal.
Surgiram ideias interressantes que foram passadas ao papel em termos, necessariamente, genéricos. Não é certo sequer que alguma sugestão venha a ser "agarrada" pelo consórcio.
O Entre Douro e Vouga tem alguns dos maiores orgãos de comunicação social regionais do distrito. No entanto, essa vitalidade, sobretudo na imprensa, não teve, ainda, a devida aposta na Internet. As edições on-line são rudimentares ou apenas o espelho na web da versão em papel, sem aproveitar as potencialidades, por exemplo, do hipertexto e outras ferramentas do ciberjornalismo.
Acho que o consórcio do EDV Digital e a comunicação social só têm a ganhar se colaborarem em projectos de interesse comum.
O portal não deverá ser apenas o repositório de conteúdos dos jornais e rádios, mas dar-lhes valor acrescentado, por exemplo, colocando-os em suportes comuns que podem ser redistribuídos para os utilizadores em plataformas diferentes (e-mail, sms, CD Rom, etc.).
A comunicação social deveria aproveitar, por seu lado, as oportunidades de financiamento que eventualmente surjam para, antes de mais, apetrechar as edições on-line com sistemas de gestão de conteúdos mais adequados. E instalar novas ferramentas informáticas que sejam necessárias para, por exemplo, disponibilizar arquivos (com acesso pago, claro) e outros conteúdos também a cobrar mediante micro-pagamentos.
Todos os projectos deveriam ser desenvolvidos, e apoiados, sempre tendo em mente que é absolutamente vital que à distribuição de conteúdos seja associado um modelo de negócio que permita algum tipo de rentabilidade que não apenas a publicidade.
Se conseguir isso, o EDV Digital poderá ter um papel determinante para fortelecer um sector imprescendível da vida comunitária.

Sem comentários: